Bastidores 31/01/24

continua depois da publicidade

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas e região.

O FATOR JULIO
Após a entrevista do vice-prefeito Júlio Cesar de Freitas (União Brasil) ao Jornal da Manhã da Jovem Pan Poços, seu nome voltou a circular nos bastidores como uma possibilidade de indicação como o sucessor do prefeito Sergio Azevedo (PSDB). O fato é que as chances de ele encabeçar a chapa são cada vez mais remotas. No entanto, a pergunta que fica é: o que Tio Júlio agregaria dessa vez a uma chapa ao Executivo?

BRINDE
Qualquer uma das duas opções, porém, esbarram em alguns detalhes que não agradam ao prefeito Sérgio Azevedo (PSDB). O principal é que manter o atual vice em uma chapa significa ter em seu entorno algumas figuras que não lhe agradam como o atual presidente municipal do União Brasil, Tiago Cavelagna, o vereador Douglas Souza (União Brasil) o deputado estadual Rodrigo Lopes e o deputado federal Rafael Simões.

ESQUERDA
Pelos lados da esquerda, a declaração do deputado estadual professor Cleiton (PV) sobre uma possível filiação de Eloísio do Carmo Lourenço à sigla é dada como certa em Belo Horizonte. A estratégia, ao menos internamente, seria considerada uma obra-prima política. Afinal, com o Partido Verde dentro da federação que inclui PT e PCdoB, o ex-prefeito teria apoio interno do deputado estadual Odair Cunha na empreitada. O PT local não teria como negar apoio, por exemplo. “Algo muito mais fácil do que convencer o PT a apoiar o PSB”, confidenciou um petista.

PELOS LADOS DA CAPITAL…
Embora apareça bem nas últimas pesquisas eleitorais, o deputado estadual Mauro Tramonte não teria a simpatia e apoio do Republicanos para encarar o desafio de uma disputa à Prefeitura de Belo Horizonte. Dentro do partido, inclusivo, é de que ele sequer tem perna para tentar um terceiro mandato na Assembleia Legislativa.

HÁ QUEM DIGA…
Que embora negue, Paulo Tadeu tenha ficado animado com a estratégia.

RODAPÉ
Entre os meios de comunicação, o consenso é um só: tem gente na Casa Amarela que merece uma indicação ao Oscar.