Bastidores 30/06/22

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas.

TUCANOS INQUIETOS
Conforme publicado em primeira mão pela Coluna Bastidores, uma reunião do PSDB local está prevista para acontecer hoje, 30, nas dependências do Hotel Nacional. Em pauta, a pré-candidatura do vereador Flavio Togni de Lima e Silva para deputado estadual. Algumas lideranças que não fazem parte do quadro de filiados também foram convidadas. O que poucos sabem, no entanto, é que antes do encontro está prevista uma reunião não-oficial entre alguns dirigentes tucanos. Tais figuras são contra, por exemplo, a uma dobradinha entre Flavinho e Celso Donato (PSD).

NOVO E PSDB
O fato é que observadores mais atentos já perceberam que existe uma movimentação em sincronia de Flavinho com o pré-candidato a deputado federal do Novo, André Vilas Boas. As conversas entre ambos já acontecem há um bom tempo. No entanto, nos últimos dias, a articulação conjunta de ambos tem ficado mais evidente. Além disso, Vilas Boas agrada ao grupo mais tradicional dos tucanos. Vale lembrar que ele trabalhou pela campanha do prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) em 2016. Deixou a sigla e o grupo, após ser preterido em 2017 na condução do PSDB Jovem.

continua depois da publicidade

O QUE VALE É VOTO
Usando e abusando de boa parte da imprensa local, Celso Donato ainda é uma incógnita para muitos. Colecionador de desafetos, deixa uma dúvida entre os concorrentes: qual seria, afinal, seu potencial de votos? Ele conseguirá se aproveitar do conhecimento e contatos que adquiriu na região durante o período que trabalhou com o deputado estadual Dalmo Ribeiro (PSDB)? Ao registrar a visita a prefeitos da região como um grande trunfo, a dúvida paira no ar. Afinal, a grande maioria desses mandatários já estão publicamente comprometidos com deputados que buscam a reeleição.

TRANSFERÊNCIA
Também gera dúvidas o potencial de transferência de votos do prefeito Sérgio Azevedo este ano. Com uma imagem mais desgastada do que em 2018, quando ainda era uma unanimidade, Sérgio também tem pela frente dois empecilhos: o já citado André Vilas Boas e o ex-prefeito de Caldas, Ulisses Guimaraes Borges (MDB). É sabido que o trio busca o mesmo perfil de eleitor. Por parte do candidato do Novo não há expectativa de um grande investimento financeiro. Já Ulisses, por sua vez, pretende investir forte na cidade que na última eleição lhe deu aproximadamente 20 mil votos.

ENQUANTO ISSO…
Na cidade de Passa-Tempo, Centro-Oeste de Minas Gerais, uma nova liderança começa a despontar: Pedro Roussef, sobrinho da ex-presidente Dilma Roussef. De forma inteligente, o jovem se prepara para uma candidatura a deputado em 2026 e pode se tornar um dos nomes da renovação petista no estado. A conferir.