Bastidores 26/04/22

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas.

RIO, CURITIBA E POÇOS DE CALDAS I
Investigações da Polícia Federal e dos Ministérios Públicos Federal e Estadual do Rio de Janeiro iniciadas em março de 2020 revelaram indícios de um gigantesco esquema de fraude envolvendo um contrato de aproximadamente R$ 800 milhões para a construção emergencial de sete hospitais de campanha no Estado fluminense para enfrentamento da pandemia do coronavírus pelo IABAS (Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde). As investigações encontraram a participação no esquema de pelo menos uma empresa com sede em Curitiba: a Hera Serviços Médicos Ltda.

continua depois da publicidade

INVESTIGAÇÕES
A Hera Serviços Médicos faz parte de um grupo de empresas que ocupa o mesmo conjunto comercial no bairro Água Verde, na capital do Paraná. Uma simples pesquisa revela que essas empresas, de acordo com registros de CNPJ na Receita Federal e Junta Comercial do Estado do Paraná, contam com o mesmo endereço: Rua Cândido Xavier, número 602, conjunto 302. É neste exato endereço que está localizado o Condomínio Hamilcar Pizzatto onde também funcionam a Atmed e a Atena. Além da Hygea e a Prohealth. Essas duas últimas, curiosamente, com contratos vigentes com a Prefeitura de Poços de Caldas.

RIO, CURITIBA E POÇOS DE CALDAS II
Em abril deste ano, o Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR) apontou irregularidades na gestão da UPA da CIC, de Curitiba, em um documento que reuniu mais de 9 mil páginas. Os peritos do Tribunal de Contas do Estado identificaram uma série de problemas como superfaturamento, ausência de recolhimento de tributos municipais, estaduais e federais, problemas de gestão e, atentem, o beneficiamento de grupos ligados a políticos. A empresa terceirizada e responsável pela gestão é a Atmed. Os sócios são os mesmos da Hygea e da Prohealth, que também atuam na nossa cidade.

IMPEACHMENT
O escândalo envolvendo tais empresas foi o responsável pelo impeachment do então governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel.

TEIA
O gestor dos contratos da Prohealth e da Hygea com a Prefeitura de Poços de Caldas é Vanderson Zagalio. Esposo da médica Juliana Maranhão. O casal é sócio de outra terceirizada, a Ômega, que também presta serviços de forma terceirizada para a nossa Secretaria Municipal de Saúde. O que isto tudo quer dizer? Que quem de direito deve ficar atento para que não aconteçam por aqui problemas ocorridos em outras cidades com empresas cujos sócios também atuam em Poços de Caldas.

PERGUNTA
Para quem devem trabalhar os vereadores da Câmara Municipal de Poços de Caldas? Para a Casa, como fiscais do Executivo, ou para o Executivo, a fim de colocar panos quentes em situações comprometedoras e suspeitas da Casa Amarela? A conferir.