Bastidores 26/01/22

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços, Minas e do país.

CONFLITO DE INTERESSES
A coordenadora de Fomento à Indústria e Comércio da SEDET (Secretaria de Desenvolvimento e Trabalho) Diva Funchal, anunciou em suas redes sociais que a secretaria firmou parceria com os setores de RH das empresas para, segundo ela, gerar capacitação, empregos e renda para Poços de Caldas. Levando em consideração que ela, Diva, é sócia de uma empresa de RH, isso não caracterizaria conflito de interesses? Fica o questionamento.

DEMAGOGIA
Após uma semana turbulenta, o prefeito Sérgio Azevedo solicitou aos seus secretários que disparassem um vídeo pelo WhatsApp com um dos trechos da entrevista ao Poços Cast em que ele diz ter valorizado o funcionalismo público graças a um reajuste concedido no início do seu primeiro mandato. O objetivo do vídeo seria neutralizar as críticas que o Executivo recebeu nos últimos dias, tanto por seu posicionamento arrogante na mesma entrevista quanto pela divulgação de um empenho com a informação de que ele recebeu R$ 115 mil, cujos valores se referem ao 13º acumulado entre 2017-2020. Este último, o famoso legal, mas imoral.

continua depois da publicidade

LOROTA
A divulgação do vídeo, no entanto, ao menos entre o funcionalismo, não repercutiu o resultado esperado. Além das diversas denúncias de assédio moral e corte das horas extras, por exemplo, a atual Administração Municipal retirou dos funcionários públicos em 2020 o direito de vender 10% das férias. A justificativa era de que o município estava com a situação financeira delicada. Naquele mesmo ano, em dezembro, o próprio prefeito e os comissionados receberam férias indenizadas.

DESRESPEITO
O desrespeito com os servidores também passa pelo IASM (Instituto de Assistência ao Servidor Municipal), cujo valor é descontado do servidor e não tem sido repassado ao Instituto que, por sua vez, foi obrigado a cortar diversos benefícios, bem como diminuir a porcentagem oferecida ao usuário.

DOIS PESOS, DUAS MEDIDAS
Na contramão do IASM, o Executivo não ficou devendo um mês sequer para a Coopoços. Prioridades. Ou melhor, mais uma vez, conflito de interesses, não?

ANTIVAX
Para muitos, a extrema-esquerda e a extrema-direita se assemelham. O que surpreende, no entanto, é o PT contar em Caldas com um vereador anti-vacina. Por mais incrível que possa parecer, Daniel Tygel já foi acionado tempos atrás pelo Conselho Tutelar da cidade por se recusar a vacinar os filhos. Só o fez, quem diria, para realizar uma viagem internacional. A pergunta que fica é: irá ele vacinar os filhos contra a Covid-19?