Bastidores 24/02/22

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços, Minas e do país.

REPOSTA AO CMS
A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Regina Alves, nos grupos de WhatsApp “Poços Hoje e Amanha” e “Mencionou Você”, informou na terça-feira, 22, que buscou respostas junto ao Gestor de Saúde, que disse serem inverídicas as informações publicadas nesta coluna sobre a orientação da Secretaria de Saúde para que na semana passada os servidores providenciassem por conta própria máscaras para uso durante o horário de trabalho. Em ambos os grupos, também foram compartilhadas fotos do estoque.

CENTRAL DE CHECAGEM
Em contato com alguns servidores após o recebimento da informação, este colunista apurou que, de fato, os estoques da secretaria agora estão cheios de máscaras, rolos de papel higiênico e papel toalha. O detalhe, porém, é que as máscaras PFF2 passaram a ser distribuídas apenas na segunda-feira, 21, por volta das 12h. Os estoques teriam sido reabastecidos na quinta-feira, 17. O que confirma, portanto, a informação dada pela coluna em relação à falta das mesmas na semana passada. Vale frisar também que máscaras cirúrgicas continuam em falta.

continua depois da publicidade

MAIS RESPOSTAS
Já a diretora administrativa da Saúde, Welles Meira Cava, em contato com o presidente da Associação de Líderes Comunitários, Aldrey Santos, informou que o estoque de fato já foi normalizado. Disse também que a falta de equipamentos costuma acontecer por problemas com os fornecedores que, ao não cumprirem o contrato, acabam por fazer com que a secretaria abra um novo processo licitatório que pode ocasionar problemas de abastecimento.

SERVIDORES INDIGNADOS
Servidores da Saúde revelam indignação por não ter sido decretado ponto facultativo no feriado de carnaval pela Prefeitura. Alegam falta de reconhecimento (sem folga ou horas extras no caso de plantão). Um memorando foi encaminhado à Secretaria, endereçado à Camila Bacelar Donato (esposa de Celso Donato, secretario de Governo e pré-candidato a deputado federal). Eles aguardam uma resposta do executivo até o fim da sexta-feira, 25.

ENQUANTO ISSO…
Na UBS do bairro Santa Rosália, toda terça-feira o médico deixa de prestar atendimento para trabalhar em outra unidade, a pedido da Secretaria Municipal de Saúde. O mesmo acontece na UBS do Jardim Kennedy, ao menos uma vez por semana. A população, claro, é quem sofre.

VOAR, VOAR
Sérgio Azevedo, Carlos Mosconi e Celso Donato partiram rumo à Bra-sília ainda na manhã de ontem. A pauta ainda é desconhecida. A viagem foi de última hora.