Bastidores 23/02/22

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços, Minas e do país.

DEVOLUÇÃO DE VALORES INDEVIDOS
O Tribunal de Contas do Estado, após análise de documentação da CPI das Férias encaminhada pela Câmara Municipal de Poços de Caldas, orientou que a mesma notifique o Executivo para que o secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi, efetue a devolução de R$ 3.359,68. Os valores, pagos a mais como indenização de férias, foram identificados pela CPI como dano ao erário. Também recomenda a adoção de medidas judiciais e administrativas cabíveis vistas à obtenção de ressarcimento dos cofres públicos.

TRADUZINDO
Conforme holerites disponibilizados, Mosconi não recebeu férias normais desde a sua última nomeação em 02/04/2019 até o final do primeiro mandato do prefeito Sérgio Azevedo em dezembro de 2021. Por esse período, recebeu 24 meses de férias indenizados, quando teria direito a 21 meses.

continua depois da publicidade

OBSERVAÇÃO
Chama a atenção parte do documento que diz que fica evidente o caráter desrespeitoso para com o dinheiro público no que diz respeito ao acúmulo de férias por parte de alguns agentes políticos, que tinham a informação sobre o custo que tais indenizações poderiam gerar aos cofres públicos com o acúmulo de férias e que mesmo assim acabaram por acumulá-las, inclusive com a possibilidade de terem agido intencionalmente, uma vez que não havia registro ou documento que justifique esse acúmulo de férias para o bem do serviço público. Por fim, o Tribunal de Contas do Estado diz que os depoimentos da CPI demonstraram que havia, entre os critérios para a geração de indenização para o Município, interesses privados.

TORTA DE CLIMÃO
Causou mal estar no Partido Novo a declaração e a forma com que o vereador Kleber Silva tratou e anunciou uma possível candidatura a deputado estadual. Após questionar o pré-candidato a deputado federal André Vilas Boas sobre o posicionamento do vereador, recebi a seguinte resposta: “até o presente momento, não recebemos qualquer notificação ou aviso por parte do vereador Kleber Silva sobre sua vontade em disputar as eleições deste ano de 2022. Segundo o estatuto, caso o mencionado vereador realmente coloque seu nome para a disputa eleitoral neste ano, seguiremos procedimento interno, momento em que iremos oficiar o Diretório Estadual para que ele assine o termo de renúncia de mandato (conforme o Estatuto), assumindo a sua cadeira o suplente Allif Jimenes”.

E CONTINUA…
Ainda sobre a questão, Vilas Boas acrescenta que “na dúvida, Allif Jimenes já está ciente da possibilidade e já está no aquecimento, caso seja necessário entrar em campo”. E finaliza dizendo: “reitero o nosso compromisso com o pleito eleitoral desse ano. Em um momento delicado como o momento atual, precisamos de candidaturas compromissadas. Eleição é coisa séria e nós a tratamos com o maior respeito possível”. Ou seja, deu ruim para o vereador Kleber Silva (risos).