Bastidores 16/08/22

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas e região.

ODISSEIA SEM FIM
A notícia divulgada em primeira mão por um site de notícias de que um candidato com domicílio eleitoral em Poços de Caldas poderia ter a candidatura indeferida correu como um rastilho de pólvora no último fim de semana. Mais difícil do que saber qual candidato poderia ser, foi tentar entender os motivos que poderiam causar o possível indeferimento da candidatura. Em busca de respostas, a Coluna Bastidores analisou a documentação apresentada ao TSE e encontrou pendências na Justiça de um único candidato: Ulisses Guimarães Borges (MDB).

CERTIDÃO
De acordo com a certidão judicial para fins eleitorais do candidato, consta a existência de processos penal ou cível em segunda instância no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Importante ressaltar a existência também de uma Ação Civil Pública por parte do Ministério Público de Minas Gerais contra o ex-prefeito de Caldas. Todas essas questões podem, de fato, complicar a vida do candidato. Se serve de consolo, a lista de pendências apresentadas ao TSE só não é tão extensa quanto a do ex-prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões (União Brasil).

continua depois da publicidade

BLOCO NA RUA
O primeiro dia da campanha eleitoral ainda não teve movimentação nas ruas. As redes sociais, no entanto, foram tomadas por material eleitoral no primeiro minuto do dia 16. Foi uma boa oportunidade para conhecer a identidade visual e os slogans dos candidatos – que dão uma boa ideia de quem está com uma boa equipe de marketing e boa estrutura de campanha.

RISOS 1
Ao menos nos bastidores, o slogan do candidato a deputado federal André Vilas Boas (Novo) foi o que mais gerou boas risadas. O moço, aliás, gosta de um trocadilho. Se na pré-campanha ele “brincava” com o sobrenome, agora resolveu botar para quebrar com o nome mesmo. Ficou estranho.

RISOS 2
E o vereador e candidato a deputado estadual Flavio Togni de Lima e Silva (PSDB) dando a cara a tapa e assumindo a dobradinha com o federal Aécio Neves (PSDB) nas redes sociais? Como dizem por aí, coragem!

ALIÁS…
Por enquanto nenhum dos candidatos a estadual e federal de Poços de Caldas resolveu abraçar um candidato a presidente em seu material de campanha. Reflexo do medo da polarização que toma conta das ruas. Por outro lado, Regina Cioffi (Progressistas), Ulisses Guimarães Borges (MDB) e André Vilas Boas (Novo) abraçaram a candidatura do governador Romeu Zema (Novo).