Bastidores 14/01/22

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços, Minas e do país.

AEROPORTO

Má notícia pouco explorada pela imprensa local. A NAV Brasil (Serviços de Navegação Aérea) já notificou os responsáveis pelo Aeroporto Embaixador Walter Moreira Salles que após uma análise técnica, como o tipo de equipamento existente, o ciclo de vida útil dos sistemas, a logística de suporte à manutenção, os aspectos operacionais, como a quantidade de movimentos aéreos totais, e uma série de outros pontos, decidiu pela desativação de sua estação. Ou seja, não haverá mais balizamento no local.

TRADUZINDO
Quem trabalha em uma estação é um operador de Estação Aeronáutica. Um profissional que, apesar de não dar instruções de voos às aeronave, tem um papel muito importante na segurança do voo em uma determinada área ao redor do aeródromo. Ele presta o serviço de informação de tráfego e alerta, meteorologia (decidindo se o aeroporto está operando visual, por instrumentos ou abaixo dos mínimos para pousos e decolagens) e uma série de informações para que a tripulação possa aterrissar em segurança.

continua depois da publicidade

ÚLTIMO SUSPIRO
Com isso, no dia 1º de fevereiro de 2022, o já decadente aeroporto de Poços de Caldas dará o seu último suspiro. Imagine um piloto de aeronave em um pouso noturno, por exemplo, sem comunicação efetiva com a estação e também com as luzes de balizamento todas apagadas. Parece filme de terror, mas é como ficará o aeroporto da cidade. Poços de Caldas ganha mais um elefante branco.

O QUE FOI FEITO PELO PREFEITO?
Absolutamente nada. Houve discussão na Câmara. O Executivo, no entanto, deu de ombros.

VELOZES E FURIOSOS
Ao menos três pré-candidatos estarão em Belo Horizonte na última semana desse mês. Dra. Regina Cioffi (Progressistas), Yula Merola (Avante) e Celso Donato (PSDB). Regina deve bater o martelo com o deputado Marcelo Aro no que diz respeito à sua candidatura a estadual, Yula continuará suas articulações para as famosas “dobras” e Donato continuará seus cálculos e buscas por uma legenda na qual precise de poucos votos para se eleger.

ALEATORIEDADES
Diva Funchal A-M-O-U o filme “Não Olhe Pra Cima”.

FIU FIU
André Vilas Boas postou uma foto com muito garbo e elegância arregaçando as mangas em frente ao Palace Casino. Aguardamos uma postagem do mesmo pilotando um jet-ski na Represa do Bortolan.