Bastidores 13/11/23

continua depois da publicidade
O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas e região.
PESQUISA
Divulgada pelo jornal Estado de Minas na sexta-feira, 10, a pesquisa eleitoral do Instituto F5 para a Prefeitura de Poços de Caldas deu o que falar no fim de semana. Quem vai bem, silenciosamente comemora e articula. Quem vai mal, dá de ombros e diz que é muito cedo para se falar nas eleições do ano que vem. Quem não foi citado, desmerece e coloca a pesquisa em xeque. A vida política corre como sempre foi dentro dos muros da cidadela sulforosa.
AVALIAÇÃO
Tal como em um dos cenários da pesquisa do Grupo Cioffi, a vereadora Regina Cioffi (Progressistas) é quem lidera a pesquisa. Nos bastidores, os comentários são de que Marcelo Aro já estaria mexendo os pauzinhos para que ela seja candidata a prefeita no ano que vem. Como Romeu Zema (Novo) não pretende apoiar o candidato do prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) e Aro hoje é homem forte e braço direito do governador, não seria surpresa caso esse projeto vingue.
O SECRETÁRIO
Teve gente comemorando o fato de o secretário municipal de Saúde, Thiago Mariano (PSD), ter aparecido na pesquisa com apenas 5,83% das intenções de voto. O motivo para tal alegria seria o argumento de que estes números já refletem um certo desgaste do titular da pasta com as polêmicas que envolvem um contrato da Prefeitura de Poços de Caldas com a Santa Casa de Salto de Pirapora. Importante ressaltar que a pesquisa foi feita na cidade antes do anúncio de intervenção da prefeitura na Santa Casa daquela cidade. Importante frisar também que sua rejeição segue baixa, ou seja, trata-se de uma pré-candidatura ainda com potencial de crescimento.
PARTIDOS
O partido Rede Sustentabilidade, que anunciou no dia 24 de outubro ter se tornado diretório municipal após reunião realizada no dia 21 de outubro, ao menos para fins oficiais, continua suas atividades sem qualquer formalização perante o Tribunal Superior Eleitoral. Outros três partidos locais, embora ativos, estão suspensos em virtude da ausência de prestação de contas: Solidariedade, Partido Verde (PV) e Podemos – este último, por enquanto, sob a presidência de Rovilson de Lima.
MARTELO BATIDO
Entre idas e vindas, vontade e falta de vontade e até mesmo raiva e mágoa por ser subestimado, aos mais próximos, o professor de basquete e vice-prefeito Julio Cesar de Freitas (União Brasil) já teria anunciado que estará fora do processo eleitoral de 2024. A decisão teria passado, inclusive, pelo aval da família.