Bastidores 10/06/22

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas.

DEPUTADO PÃO DE QUEIJO
Motivo de chacota após revolta por críticas ao pão de queijo e o anúncio de uma nota de repúdio a respeito, o deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) parece ter motivos para se preocupar, ao menos na Grande BH, seu reduto eleitoral. Opositores já começaram nos bastidores uma campanha para tentar neutralizar a alta votação do pré-candidato a reeleição e tentar diminui-la em outubro. Entre os argumentos para convencer os eleitores, um deles será: “o que o deputado estadual mais votado de Minas Gerais realmente fez por você nos últimos quatro anos?”.

continua depois da publicidade

O VICE
A disputa pelo cargo de vice do governador Romeu Zema (Novo) continua a todo vapor. O deputado federal Marcelo Aro (Progressistas) é o favorito. No entanto, há uma pressão pela escolha de Bilac Pinto (União Brasil), especialmente pelo empresário e prefeito de Betim, Vittorio Medioli (PSD). Aro e Medioli romperam há algum tempo e atender a preferência do dono do jornal O Tempo e da rádio Itatiaia seria importante para afastá-lo de vez do pré-candidato a governador Alexandre Kalil (PSD).

BOATOS
Por falar nisso, uma pesquisa eleitoral a ser lançada nos próximo dias para o governo de Minas deve deixar membros do partido Novo de cabelo em pé.

DESAFIOS
De 25 a 30 mil votos. Essa é a meta do presidente da Câmara Municipal, Marcelo Heitor (PSC), caso seja de fato candidato à deputado estadual. A expectativa é de que a sigla faça quatro cadeiras na Assembleia Legislativa. Os nomes mais fortes nessa disputa são o do já deputado Noraldino Junior, do vereador de Belo Horizonte, Dr. Célio Frois, e da vereadora de Paracatu, Pastora Marli Ribeiro. Para o Senado, a legenda trabalha para lançar o polêmico deputado estadual Cleitinho. Em nível estadual, o alinhamento será com Zema e no governo federal, com Bolsonaro.

EX-PREFEITO
O ex-prefeito de Machado, Julbert Ferri (Republicanos), colocou seu nome à disposição da legenda como pré-candidato a deputado estadual. Até segunda ordem, a dobra no seu domicílio eleitoral será com o deputado federal Gilberto Abramo. O espaço está aberto para dobra em outras cidades. Embora a sigla recomende essa parceria puro sangue, em Alfenas, o pré-candidato do Republicanos tende a firmar parceria com outro pré-candidato mais à esquerda.

continua depois da publicidade

PÉ NA ESTRADA
A pré-candidata a deputada federal Yula Merola (Avante) botou o pé na estrada e começou a percorrer Minas Gerais passando por Belo Horizonte, Itabirito, Congonhas, Barroso, Prados e Tiradentes, onde conta com bases de apoio e lideranças locais ligadas à classe farmacêutica. Na próxima semana, os destinos a serem visitados são Ipatinga, Governador Valadares, Ferros, Mariana, Ouro Preto e novamente Belo Horizonte para sessão de fotos e gravação de vídeos para material de campanha.

BR-381
Quem também parte nesta sexta-feira para Belo Horizonte é a vereadora e pré-candidata a deputada estadual Regina Cioffi. O Progressistas, como todos sabem, é a legenda coma melhor chapa para deputado estadual. Benquista pela direção estadual, a ordem de Marcelo Aro é de empenho e suporte total ao seu principal nome no sul de Minas.