Bastidores 04/08/22

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas e região.

APOIO MORAL 1
Em um dos grupos de WhatsApp sobre Poços de Caldas, a presença maciça de secretários, servidores e demais ocupantes de cargos comissionados prestigiando a convocação do secretário de Saúde, Carlos Mosconi (PSDB), na Câmara Municipal, gerou repercussão. A secretária de Administração, Ana Alice de Souza, em resposta ao episódio, disse que o “doutor Mosconi explanou muito bem na Câmara ontem (terça-feira)”.

APOIO MORAL 2
O que todos já desconfiavam e ela acabou por confirmar é que todo secretário ou secretária que for chamado e/ou convocado para ir à Câmara “sempre terá apoio dos colegas e dos servidores”. Alguns participantes do grupo repercutiram a declaração da secretária, apontando que “só precisa desse tipo de apoio um secretário enfraquecido pelas várias denúncias que têm sido feitas e pela péssima gestão”.

continua depois da publicidade

DMAE
Após o rombo cometido por uma servidora do DMAE ao longo de cinco anos, a autarquia municipal está agora providenciando formas de governança que sejam mais efetivas e que minimizem o risco de que situações do tipo voltem a acontecer. Ontem, 3, foi publicada portaria assinada pelo diretor Paulinho Courominas em que nomeia e autoriza os servidores Mauricio Kato da Silva, Douglas Daltro de Sá e Rita Cássia Carvalho, sem prejuízo de suas demais atribuições, a assinar conjuntamente pelas movimentações relativas às contas bancárias pertencentes ao DMAE. O objetivo é a necessidade de otimização dos trabalhos da Seção de Contabilidade, Finanças e Apoio Logístico. Decisão inteligente e correta.

COINCIDÊNCIAS 1
Dois candidatos a deputado federal com o mesmo sobrenome e números parecidos. É o que acontecerá com André Vilas Boas (Novo) e Gabriel Vilas Boas (PDT). O primeiro concorrerá com o 3012. O segundo com o 1221.

COINCIDÊNCIAS 2
Conforme essa coluna antecipou na semana passada, Yula Merola (Avante) e Celso Donato (PSD) também concorrerão com números parecidos para o mesmo cargo. Ela com o 7088 e ele com o 5588. Nesse caso, ao menos os sobrenomes são diferentes.

continua depois da publicidade

EMOÇÕES
Com o início da campanha eleitoral no próximo dia 16, as movimentações políticas começam a ficar mais visíveis na cidade. Formações de equipe estão a pleno vapor. A busca por coordenadores, vans, comitês e gráficas, idem. A essa altura, ao menos três campanhas parecem estar um passo à frente das demais: as de Yula Merola, Ulisses Borges (MDB) e Regina Cioffi (Progressistas).

PARA RELEMBRAR…
Dias antes do término do prazo de filiações, em abril, a Coluna Bastidores noticiou que o Dr. Marcos Eduardo se filiaria ao Republicanos para uma dobrada com o deputado estadual Mauro Tramonte. A nota irritou o assessor de Tramonte, Demilton Vacarelli. Como as fontes desse jornalista são extremamente confiáveis, a ata da convenção estadual da sigla confirma a informação. Dr. Marcos Eduardo é candidato a deputado federal e competirá com o número 1019. A dobrada será mesmo com Mauro Tramonte. Bingo!