Bastidores 03/06/22

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas.

OFFLINE
Servidores da saúde que fazem parte do Conselho Municipal da Saúde (CMS) e que como todos os demais integrantes, participavam de um grupo de WhatsApp, deixaram o aplicativo de compartilhamento de mensagens sem explicação. A movimentação se deu após a confirmação da permanência de Carlos Mosconi e de Rosilene Faria em seus respectivos cargos. O grupo, desde então, que costumava permanecer em silêncio, tem se mostrado mais ativo, especialmente no que diz respeito a reclamações do setor.

COMISSÕES
Por falar nisso, seria interessante se a CPI em vigor na Câmara Municipal investigassem a participação de servidores em Comissões da Saúde. A maioria deles, a favor da atual gestão, participam das mesmas e recebem por isso. Tais comissões geram adicionais na folha de pagamento. Não há relatório de resultado desses trabalhos. Algumas são fictícias, criadas apenas para bonificar quem está junto da turma.

continua depois da publicidade

ENQUANTO ISSO…
Servidores do IST/Aids, que tem direito por lei a adicional por insalubridade, tiveram o benefício reduzido de 40% para 20% pela Secretaria Municipal da Saúde. Os funcionários lidam diariamente no ambiente de trabalho com pacientes portadores de doenças infectocontagiosas. Por outro lado, servidores que trabalham nas ambulâncias destinadas ao atendimento de pacientes da hemodiálise e radioterapia, por exemplo, que sequer entram em área de isolamento, passaram a receber o adicional completo de 40 %. Vai entender!

FECHADO PARA DESCANSO
Pacientes do Hospital Margarita Morales, em contato com a coluna, contam que o local tem fechado as portas à meia-noite com reabertura às 6h. Ainda de acordo com informações recebidas, os servidores apagam as luzes do local e simplesmente vão dormir.

CONTRATO
Um novo contrato de aluguel onde funcionava, funcionou ou nunca deixará de funcionar o Hospital de Campanha, está sendo elaborado, uma vez que houve alteração do objeto. Os proprietários teriam solicitado o dobro do valor para a locação. De acordo com fontes da Casa Amarela, não houve resistência por parte da Prefeitura quanto ao reajuste dos valores.

continua depois da publicidade

ZONA AZUL
Chamaram a atenção as discussões em grupos de WhatsApp nesta quinta-feira, 2, a respeito da Zona Azul de Poços de Caldas. Especialmente no que diz respeito à notificação por parte da empresa de cinco vezes o valor da hora, caso o veículo permaneça estacionado no local sem o devido pagamento. O presidente da Câmara, Marcelo Heitor (PSC), participou do debate citando um projeto de lei de sua autoria de 2019, que revoga a cobrança da advertência, cabendo apenas as penalidades previstas no Código Brasileiro de Trânsito. De acordo com ele, o projeto foi reapresentado e está em tramitação.

OBSERVAÇÃO
Além de ilegal, a advertência da EXP é imoral e serve apenas para abarrotar os cofres da empresa.