Bastidores 02/06/22

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas.

A FARRA DAS RECEITAS
Conforme foi noticiado pela Coluna Bastidores na edição de ontem, 1º, médicos que atuam nas Unidades Básicas de Saúde de Poços de Caldas relatam coação por parte da coordenação da Atenção Básica para a renovação automática de receitas de pacientes que utilizam remédios controlados. Novos relatos de profissionais da saúde revelam que, para agilizar o atendimento, a ordem é para que enfermeiras, técnicos, funcionários do administrativo e até mesmo agentes de saúde realizem a renovação automática para que os médicos apenas carimbem uma das vias, coloquem a data e assinem. Vale lembrar que o preenchimento errado dessas receitas pode causar danos sérios de saúde ou, até mesmo, levar o paciente à morte.

continua depois da publicidade

MÉDICOS INCONFORMADOS
Para amenizar a situação, os médicos também contam que chegaram a solicitar à coordenação da Atenção Básica um intervalo para que pudessem, através do prontuário do paciente, fazer ao menos uma avaliação antes da renovação automática. O pedido foi negado. Quem preferir proceder dessa forma deve fazê-la entre os intervalos das consultas. Mais uma vez, importante lembrar que de acordo com o Código de Ética Médica e parecer do Conselho Federal de Medicina, a renovação da prescrição de remédios ao paciente sem avaliação através de uma consulta é considerada infração grave.

NOVOS CONTRATOS SUSPEITOS
A Técnicos Associados & Cia Ltda. teve durante a pandemia da Covid-19 um contrato com a Secretaria Municipal de Saúde para a prestação de serviços de radiologia. São diversos pagamentos, na casa dos R$ 44 mil. Um dos sócios administradores da empresa é Alexandre Donizete Alves, que por uma daquelas coincidências, é servidor (técnico em radiologia), com atuação no Hospital Margarita Morales. Outro sócio que também consta no quadro de sócios administradores é Vicente de Paulo Almeida, igualmente servidor (técnico em radiologia), que atua no Hospital da Zona Leste.

PAGAMENTOS
Ao todo foram ao menos sete pagamentos, na casa do R$ 44 mil, somente em 2021. Há registros também desses pagamentos ainda em 2020. Um total conflito de interesses que merece também ser investigado pelos vereadores que integram a CPI da Saúde na Câmara Municipal.

continua depois da publicidade

BONDE DO CAMARÃO
Enquanto o secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi (PSDB), arruma as malas para curtir um fog londrino com muito fish & chips, a secretária adjunta, Rosilene Faria, que deveria estar no comando, faz um tour em Belo Horizonte para acompanhar o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) no Congresso Mineiro de Municípios. A comitiva ainda conta com o secretário interino de Governo, Paulo Ney, com o secretário de Desenvolvimento e Trabalho, Thiago Mariano, o servidor Franco Martins, com o secretário de Turismo, Ricardo Fonseca, e com o jornalista Luis Filipe Galo. Até Elisandra Naldoni, a popular Sandrinha, prima de João Naldoni, integra a trupe. Haja diária para o contribuinte pagar!

RODAPÉ
Detalhe: todos em Belo Horizonte na companhia do pré-candidato a deputado dederal Celso Donato (PSD).