Banco de Leite fora da Santa Casa inviabiliza projeto, diz vereadora

Superintendente disse que não há espaço disponível no hospital no momento

Atendendo a um requerimento da vereadora Regina Cioffi (PP), a Câmara Municipal realizou uma audiência pública, na última semana, para discutir o tema “Implantação do Banco de Leite Materno no Município”.

O evento abordou, entre outras questões, o cumprimento da lei municipal de 2011 que autorizou o Executivo a instalar o Banco de Leite na cidade e as dificuldades enfrentadas para execução do projeto. Recentemente, a vereadora esteve em Brasília, oportunidade em que discutiu o possível credenciamento do Banco de Leite Humano em Poços de Caldas.

continua depois da publicidade

  

“Há uns dois meses, consegui abrir portas para o credenciamento do Banco de Leite Humano, através do deputado federal Marcelo Aro (PP). Esse credenciamento tem todo um processo, uns passos a serem observados. Quem cuida dos Bancos de Leite no país é a Fiocruz, porém quem vai nos acompanhar, nos orientar na capacitação e na implantação é o Hospital Maternidade Odete Valadares, referência em Minas dos Bancos de Leite”, disse.

AÇÕES
A parlamentar ressaltou que, para a implantação do projeto, são necessárias três ações.

“Primeiro, o Projeto de Lei para instituir o Banco de Leite e isso existe, já é uma lei. Segundo passo são recursos, através de emendas parlamentares. O Ministério da Saúde dará todo o suporte, mas recursos teremos que conseguir e estou trabalhando para isso. Por fim, esse Banco de Leite tem que estar onde tem maternidade, estrutura e demandas, portanto, na Santa Casa. Foi uma surpresa para mim, durante a audiência, quando o superintendente Ricardo Sá disse que não tem área, que a Santa Casa está saturada, foi um banho de água fria. Não adianta disponibilizar outro local, porque isso dificultará o credenciamento. Pedi ao Ricardo Sá para que analisasse com carinho, existem algumas opções, mas o local que eu havia pensado ele vai entrar em obra para o Hospital do Câncer. Então, sugeri a construção de uma área e ele disse que irá conversar com Irmandade. Se não for na Santa Casa, vai inviabilizar o projeto, infelizmente. Uma perda muito grande para a cidade e região, porque o mais próximo é Varginha, que não nos atende”, declarou.