Carnaval 2016 foi o melhor dos últimos tempos, diz prefeito

O melhor Carnaval dos últimos tempos. Esta foi a avaliação da Prefeitura e das forças de segurança

O melhor Carnaval dos últimos tempos em Poços de Caldas. Esta foi a avaliação da Prefeitura de das forças de segurança em relação aos festejos realizados de 5 a 9 de fevereiro.


O balanço do evento foi apresentado à imprensa na manhã de ontem, 12, em entrevista coletiva no gabinete do prefeito Eloísio do Carmo Lourenço (PT).

“Foram mais de 70 eventos que transcorreram num clima de alegria e tranquilidade, sem ocorrências relacionadas ao Carnaval e com excelente público em todas as atrações. Esse Carnaval da família é a cara de Poços de Caldas, uma cidade acolhedora que, neste momento de superação, conseguiu realizar o melhor Carnaval dos últimos tempos”, ressaltou o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço.

Para o secretário de Turismo, Rômulo Vilela, o engajamento de todos na organização da festa foi fundamental para que tudo transcorresse da maneira planejada. “A festa foi revigorada, com atrações de todos os gostos e públicos, com a população e os visitantes ocupando os espaços públicos da melhor maneira. Foi também uma oportunidade de recuperação para os comerciantes e hoteleiros atingidos pelas chuvas de janeiro, com excelente público”, avaliou.

SEGURANÇA
Para o comandante do 29º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Frederico Antônio de Lima, esse foi o Carnaval mais tranquilo dos últimos anos. Ele ressaltou que o sucesso do evento foi construído a várias mãos, com ações integradas e planejadas. O comandante citou que, em 2015, Poços registrou 5 roubos durante o Carnaval. Em 2016, esse número caiu para 2, e nenhum relacionado ao evento. “Os números são baixíssimos para a maior cidade do Sul de Minas”, enfatizou. Além do efetivo regular, a PM disponibilizou 162 policiais para o Carnaval. No local do evento, a única ocorrência registrada foi já na madrugada de quarta-feira, na Praça dos Macacos, quando alguns foliões se irritaram com o encerramento da festa.

O comandante da 1ª Cia Independente do Corpo de Bombeiros, Major Edirlei Viana, também relatou que o clima foi de tranquilidade, sem ocorrências nos locais dos eventos. O mesmo aconteceu nos serviços de urgência e emergência da rede de Saúde no município. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Margarita Morales registraram menos atendimentos que a semana anterior ao Carnaval. No SAMU, o número de chamados também se manteve inalterado.

SERVIÇO SOCIAL
O serviço de abordagem social da Secretaria Municipal de Promoção Social também trabalhou dentro da normalidade, assim como a Secretaria de Defesa Social. “A presença do poder público em todos os pontos da cidade fez a diferença nesse trabalho integrado, construindo um ambiente de tranquilidade e segurança”, destacou o secretário de Defesa Social, Luis Carlos Lima. Foram empregados 25 guardas municipais, 26 agentes de trânsito, dois diretores, dois coordenadores e dois representantes da Defesa Civil nos turnos do Carnaval.

VALORIZAÇÃO DE ARTISTAS
O secretário de Cultura, João Alexandre Moura, ressaltou que o Carnaval movimentou a cadeia produtiva do Turismo e da Cultura, com a atuação de aproximadamente 800 profissionais de cultura, entre artistas como músicos, artistas plásticos e atores, cenógrafos, bonequeiros, produtores culturais, técnicos de cultura, etc. Ele informou que o Conselho Municipal de Cultura enviará moção de aplausos à Prefeitura pela valorização dos artistas locais.

“Só temos a agradecer a todos os artistas locais, que abrilhantaram a nossa festa, aos blocos caricatos, escolas de samba, participantes de todas as bandas que se apresentaram, foliões da cidade e visitantes pelo sucesso do Carnaval, especialmente neste momento de superação”, finalizou o prefeito.