Avenida João Pinheiro terá novo projeto paisagístico até fim do ano

A Prefeitura deu início nesta semana à implantação de novo projeto paisagístico

A Prefeitura deu início, esta semana, a implantação de novo projeto paisagístico na avenida João Pinheiro.

Nesta primeira fase, estão sendo criados dezenas de canteiros, onde serão plantadas espécies de grande durabilidade, floração extensa e tons variados. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP), prevê ações desse tipo em todas as regiões da cidade, com o objetivo de recuperar e recompor o visual de praças e áreas de lazer, já reformadas na atual administração.

Marcos Salles, da coordenação da SMSP, informa que o novo paisagismo está sendo implantado na pista bairro/Centro na margem do rio junto à pista de caminhada. De acordo com ele, serão criados dezenas de canteiros com espécies do tipo agapanto, lírio, iresine, trapoeraba etc., em várias cores.

As mudas que serão utilizadas, seguem o ‘Projeto de Arborização Urbana’ da cidade e são cedidas todas pelo Viveiro Municipal e o Horto Armando Mendes, ambos de propriedade da Prefeitura. A mão de obra utilizada na intervenção é da Divisão de Parques e Jardins, órgão da SMSP.

Salles acredita que o plantio das espécies terá início na próxima semana e que, até o período de festas de final de ano, a via já estará com novo aspecto e mais bonita. O coordenador diz, ainda, que neste primeiro momento a intervenção será feita no trecho até o Parque Municipal, Antonio Molinari, porém, a intenção é estender a construção de canteiros por toda a via.

O coordenador acrescenta, que a avenida receberá novos bancos, lixeiras e, também, será feito o replantio de algumas espécies. Os pingos de ouro, que formam a cerca viva ao longo da pista de caminhada, serão substituídos aos poucos por azaleias, planta que floresce o ano todo. No início da via, num trecho do jardim, a nova espécie já está plantada.

Limpeza da vegetação
Em setembro, foi feita a limpeza dos canteiros em toda extensão da avenida, às margens do ribeirão. Com o objetivo de despoluir visualmente o ambiente, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos retirou o excesso de vegetação rasteira do local. O secretário, Thiago Biagioni, avalia que a intervenção melhorou as condições naquele longo trecho de calçadas, muito utilizado pela população, inclusive, no período noturno.