Atualize seu iPhone 5 se não quiser que ele pare de funcionar

source

Olhar Digital

iPhone 5 arrow-options
Unsplash

iPhone 5 pode deixar de funcionar


Sabemos que muitos usuários, especialmente aqueles que tem dispositivos mais antigos, preferem aplicar a máxima de “em time que está ganhando não se mexe” e não atualizar seus aparelhos . E há motivos legítimos pra isso, como manter a compatibilidade com softwares antigos ou evitar problemas com lentidão ou consumo excessivo de bateria.

Mas se você ainda tem um iPhone 5 com uma versão do iOS 10 anterior à 10.3.4 (lançada em julho passado), você não vai escapar de ao menos mais uma atualização . A Apple emitiu um comunicado em sua área de suporte, afirmando que a atualização para esta versão antes de 3 de Novembro de 2019 é necessária se você quiser que seu iPhone continue conseguindo obter informações de hora e data precisas usando o GPS .

Leia também: Novos emojis, fotos melhores e mais privacidade: veja as novidades do iOS

Sem ela, seu aparelho não conseguirá usar qualquer recurso que dependa delas para funcionar, entre eles a App Store , iCloud , email , e até mesmo a navegação na web . Mesmo que você acerte a data e hora do sistema manualmente. Isso porque as informações obtidas via GPS são usadas como uma ‘referência universal’ por estes apps.

Mas este não é um caso da Apple sendo “má” e “forçando” os usuários a atualizar um aparelho para deixá-lo lento e forçar a compra de um novo iPhone daqui a alguns meses, como alguns sites vem noticiando. A atualização é realmente necessária pois corrige uma problema no design do sistema GPS chamado “GPS Week Number Rollover”, que acontece a cada 1024 semanas ou 19,7 anos. O sistema GPS armazena o número da semana atual em um número binário de 10 dígitos, que pode armazenar valores de 0 a 1023. Quando a semana 1024 chega, o contador volta a zero.

Leia também: Apple compartilha dados de navegação com empresa chinesa e é criticada

Se o software não estiver ciente desta virada no contador, pode acabar definindo a data e hora do sistema para 20 anos atrás. O problema pode afetar qualquer aparelho que use o GPS, e começou a se manifestar em Abril deste ano: o sistema de gerenciamento de vôo e navegação da Honeywell, usado em várias aeronaves, causou atrasos em um vôo da companhia holandesa KLM e o cancelamento de vários vôos na China por causa de equipamentos não atualizados.

No caso dos iPhone 5 , o problema se manifestará a partir do meio-dia de 3 de Novembro de 2019. Por isso é necessário atualizar seu aparelho antes desta data, para que tudo continue funcionando. A atitude da Apple pode ser considerada louvável: afinal, não são todos os fabricantes que suportam um aparelho que foi lançado sete anos atrás.