Assembleia cobra compromissos da empresa Expresso Gardenia

Parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizam uma visita à empresa Expresso Gardenia, nesta quinta-feira (14/11/19), para avaliar o cumprimento de compromissos assumidos em audiência pública realizada em 16/5/2019, pela Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas.

A visita acontecerá a partir de 10 horas, na sede da Expresso Gardenia, que fica na Rua Porto, nº 630, no Bairro São Francisco, em Belo Horizonte. Ela acontecerá por solicitação do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB). A empresa atua há 55 anos no transporte de passageiros, com 247 ônibus operando em 100 linhas, principalmente no Sul de Minas, e atende à população de 150 municípios.

Durante a reunião realizada em maio, o diretor da Gardenia, José Eustáquio Guido, assumiu o compromisso de melhorar a prestação de serviços em um prazo de 120 dias, com a aquisição de veículos novos e a realização de revisão preventiva nos demais, a fim de reduzir a frequência das quebras e atrasos.

Durante a audiência pública, autoridades e usuários apresentaram uma série de queixas e críticas ao serviço prestado pela empresa. De acordo com a 4ª Pesquisa de Satisfação dos Usuários da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Expresso Gardênia foi a última colocada entre 138 empresas de transporte interestadual de passageiros de todo o País. Em um índice de 0 a 100, ela foi a única a obter uma pontuação abaixo de 50.

A pesquisa publicada pela ANTT foi realizada entre dezembro de 2017 e junho de 2018, ouvindo 21.480 usuários. A Expresso Gardênia obteve uma pontuação de 48,9. Entre os diversos quesitos pesquisados, sua pior avaliação foi em conservação (34,8), seguido de preço (37,2) e pontualidade (39,7).

Consulte a pauta da visita.