Asilo Vinha do Senhor comemora 100 anos de atuação em Poços

Instituição funciona desde o início na esquina das ruas Pernambuco e Rio Grande do Sul

O Asilo Vinha do Senhor, localizado na esquina das ruas Pernambuco e Rio Grande do Sul, no Centro, comemorou no dia 17 de dezembro passado 100 anos de atuação em Poços de Caldas. A história da tradicional instituição remete à chegada ao Brasil do português Manoel Teixeira de Andrade, que veio morar no país com 13 anos.

VOCAÇÃO PARA CARIDADE
Com vocação para fazer caridade, sêo Manoel se casou no Brasil com Elisa de Assunção Texeira e juntos tiveram 10 filhos. Mas para sêo Manoel, ainda faltava realizar o sonho de fundar um asilo para cuidar dos mais necessitados. No início da década de 1910, uma mulher conhecida como Madame Majeau, apostando nos propósitos de Manoel, doou a ele uma área para que fosse construída uma casa de caridade, em terreno que até hoje sedia o Asilo Vinha do Senhor.

No local do terreno, já haviam algumas pequenas casas construídas, destinadas às viúvas desamparadas, que receberam até 1917 moradia e alimentação para elas e seus filhos. Em paralelo, era construído no local um salão, que depois veio a abrigar durante o dia um espaço para distribuição de refeições, enquanto à noite, recebia as reuniões do Centro Espírita Vinha do Senhor, que também funciona até hoje no mesmo local.

Mesmo com o local já atendendo os mais necessitados, sêo Manoel queria ampliar o atendimento e construir um asilo para abrigar os idosos. Para realizar mais um sonho, sêo Manoel e amigos iniciaram uma campanha para arrecadar fundos, cada um a sua maneira. Até que em 17 de dezembro de 1917, enfim, foi fundado o Asilo Vinha do Senhor, onde sêo Ma-noel foi presidente até o seu falecimento, em 1º de abril de 1957.

UMA GRANDE AMIZADE
Antes do seu falecimento, Manoel conheceu João do Vale Eiras, fre-quentador do Centro Espírita Vinha do Senhor e a partir dali, teve início uma grande amizade. Com o mesmo objetivo em comum, eles formaram uma parceria para lutar cada dia mais por melhorias para o Asilo.

Confiando na honestidade e na irmandade com sêo João, quando adoeceu, sêo Manoel entregou a ele a responsabilidade em continuar o trabalho de caridade. Quando sêo Manoel faleceu, João do Vale Eiras as-sumiu a presidência da instituição. Nascido em Miracema (RJ) em 25 de agosto de 1905, João do Vale Eiras se casou com Angelina Leandro Eiras e tiveram sete filhos: Juarez, Jaime, Jader, Joana, Júlia, Jarbas e Jonei.

AMPLIAÇÃO DO ATENDIMENTO
Asilo Vinha do Senhor - Jornal da CidadeAssim como sêo Manoel contou com o apoio de sua esposa para dar os primeiros passos no Asilo, sêo João teve na sua esposa Angelina o alicerce para tocar o projeto assistencial, que passou a oferecer, além do albergue noturno aos mais necessitados e da oferta diária de almoço aos mais pobres, cursos gratuitos de capacitação profissional.

Também houve a formação de grupos de voluntários para confecção de roupas, lençois e fronhas para os asilados e para doação de alimentos às famílias carentes. Outra iniciativa foi o aumento de refeições servidas no almoço e a implantação do jantar. O Asilo ainda oferecia alimentação também fora destes horários, já que João do Vale Eiras considerava que a fome não tinha hora para chegar. E ainda nos períodos mais frios do ano, sêo João usava recursos próprios para a compra de cobertores.

Em 2003, o Asilo Vinha do Senhor passou por reformulação no seu quadro de funcionários, visando se adequar à legislação. Em 2005, já com idade avançada e prestes a completar 100 anos, sêo João passou o comando da instituição ao seu filho Jonei Leandro Eiras, que era o vice-presidente. Mesmo assim, sêo João continuou a trabalhar no Asilo até a véspera de seu falecimento, em 10 de fevereiro de 2006.

Com Jonei na presidência, os projetos desenvolvido ao longos dos anos foram mantidos à risca, já que ele conviveu com os ensinamentos do pai no Asilo Vinha do Senhor desde criança. Após ser eleito vereador em 2012, Jonei deixou o cargo para a vice-presidente Adriane Eiras Testi de Moraes, no entanto, seguiu como presidente do Centro Espírita Vinha do Senhor.

Ao longo de sua história, muitas pessoas dedicaram parte de suas vidas à instituição, como sêo Milton Caetano, grande companheiro de João do Vale Eiras e membro da diretoria desde o período presidido por Manoel Teixeira de Andrade, e ainda Marcelo Testi, que teve fundamental importância na diretoria e na gestão do local. Aos 100 anos, o Asilo Vinha do Senhor não se tornou apenas um espaço para receber os mais necessitados, mas uma referência em promoção social em Poços de Caldas e em todo Estado.