Prefeitura procura novas áreas para transbordo do lixo

A Prefeitura já está estudando três novos locais para instalar a estação de transbordo

O transbordo do lixo doméstico produzido na cidade, não será mais realizado em terreno próximo ao bairro Vila Brasil de Nossa Senhora Aparecida, conhecido como Marco Divisório, por fazer divisa com o estado de São Paulo.

A decisão foi anunciada na noite de quinta, 9, durante reunião com os moradores, convocada pelo prefeito Sérgio Azevedo, no ginásio poliesportivo do bairro.

A decisão da mudança do local foi tomada pelo prefeito após ouvir o apelo dos moradores. “A reunião foi convocada para explicar que o local não iria se transformar em aterro sanitário. Trata-se de uma área de transbordo, onde o caminhão de lixo deposita o que foi coletado em um contêiner, que , ao ser preenchido, é encaminhado para o aterro sanitário. Muitas notícias equivocadas foram divulgadas, confundindo os moradores. Mas, optamos por escolher outra área, atendendo a reivindicação da comunidade”, informou o prefeito.

A Prefeitura já está estudando três novos locais para instalar a estação de transbordo, desta vez em terrenos particulares, que poderão ser utilizados sob a forma de cessão ou aluguel. O terreno no Marco Divisório era público, não gerando custos ao município, além de obedecer exigência da ANAC, da distância de pelo menos 10 km do aeroporto local. Esta exigência também deverá ser observada no processo de escolha do novo ponto.

A questão do lixo no município é um problema que se arrasta há pelo menos 15 anos, sem solução. Agora, o aterro controlado local já não comporta mais o lixo produzido na cidade. A administração optou então por enfrentar este desafio, por meio da contratação de uma empresa que fará o transporte de todo o volume produzido para um aterro regional, em outro município, prática já executada em outras cidades.

Esta semana, foi publicado no Diário Oficial, edital de licitação para contratação de empresa para a prestação de serviço de destinação final de resíduos sólidos, para realizar este transbordo e também definir o local que irá receber o lixo produzido na cidade. A data prevista no edital para a contratação da empresa seria 23 de janeiro, mas com a mudança do local, o prazo para abertura das propostas deve ser alterado para início de fevereiro.

O DMAE ficará responsável pela operação da estação de transbordo. “Desta forma, o departamento já vai realizando a transição para que, a partir de 2021, assuma definitivamente a questão do lixo na cidade, conforme legislação federal, que prevê que a coleta de resíduos sólidos seja feita pela empresa de saneamento que atua no município”, informa o prefeito.

Revitalização
Ainda durante a reunião com os moradores, o prefeito anunciou que o bairro Marco Divisório será o próximo beneficiado pelo projeto Nosso Bairro Está de Volta, passando por uma revitalização geral nas ruas e espaços públicos. A notícia recebeu muitos aplausos dos moradores, que finalmente terão suas solicitações atendidas, após muitos anos.

“Neste semestre ainda, iremos colocar nossas equipes, em forma de mutirão, para atuar em várias frentes de trabalho ao mesmo tempo, trazendo melhorias no ajardinamento, na iluminação, asfalto, entre outros”, concluiu Sérgio Azevedo.

Em julho de 2018, a pracinha do bairro foi totalmente restaurada, assim como a academia ao ar livre e o parquinho infantil. Todo o espaço recebeu também nova iluminação, realizada pela DMED. O novo espaço foi transformado em um local de convivência, com arborização e novos bancos. O prédio do Programa Municipal da Juventude (PMJ) também foi restaurado, numa parceria entre as prefeituras de Poços e Águas da Prata.