Aplicativos para celular ajudam no combater ao aedes

Apps são uma forma divertida de ensinar os adolescentes sobre as formas de combater o mosquito

O Ministério da Educação desenvolveu um aplicativo para ajudar a combater o mosquito Aedes aegypti, responsável por doenças como dengue, zika e chikungunya.

O “Mosquito Não” é um jogo que exige dos usuários o cumprimento de ações para ajudar a prevenir que os mosquitos se proliferem. O game desafia os participantes a destruir virtualmente os focos do mosquito. É preciso eliminar água parada e limpar entulhos e lixos de locais.

O app é uma forma divertida de ensinar os adolescentes sobre as formas de combater o mosquito, além de incentivar o trabalho em equipe. A ideia é fazer com que os jovens possam se habituar e trazer essas ações para o seu dia a dia.

O game é indicado para crianças a partir de 5 anos e pode ser usado em atividades com estudantes do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, pois a complexidade das gincanas é dada pelo professor que as cria. O aplicativo foi desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação do MEC e está disponível para Android e iOS.

DENGUE UNA-SUS
Outro aplicativo importante na luta contra o mosquito é o Dengue UNA-SUS, disponível gratuitamente para Android e iPhone. O app traz os procedimentos de diagnóstico e tratamento da dengue, que são usados pelas autoridades de saúde. Com isso, o usuário ou paciente pode ter uma ideia mais precisa sobre os sintomas e como diferenciar dengue, zika ou chikungunya. O aplicativo foi desenvolvido pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde.