Aparelhos de hemodiálise da Santa Casa estão quebrados

Vereador pede ajuda para fazer a manutenção dos equipamentos

O vereador Luis Carlos Pena e Silva (PTB) teve aprovado pedido de informações sobre a possibilidade da concessão de auxílio, por parte do município, à Santa Casa de Poços de Caldas, em relação aos três equipamentos de hemodiálise que se encontram parados, pois precisam de manutenção.

Considerando todo o histórico da preocupação em relação aos tratamentos de hemodiálise no Município, o vereador, considerando os problemas porque passam tanto os munícipes que necessitam desse tratamento e vêm sendo obrigados a viajar para outros centros em busca de tratamento, quanto a própria Santa Casa, requereu estudos que possibilitem a destinação de recursos ou a manutenção dos equipamentos que estão sem condições de uso para aqueles serviços.

CRÉDITO PARA HEMODIÁLISE
A Câmara Municipal, através da Lei nº 5793, de 23/12/1994, autorizou a abertura de crédito especial para subvencionar a Santa Casa, no valor de R$ 3.800,00 visando a aquisição de 12 12 poltronas para o serviço de hemodiálise. Posteriormente, através das Leis nº 7.132 e 7.234, em abril e em agosto de 2000, a Câmara Municipal autorizou a cessão de dois aparelhos de hemodiálise à Santa Casa, pelo prazo de cinco anos.

Passados todos esses anos, o vereador diz que não se lembra de qualquer outro auxílio que o Município porventura tenha concedido ao serviço de hemodiálise. “Todavia, é de nosso conhecimento, de que pacientes de Poços de Caldas estão sendo obrigados a viajar a Varginha para se submeterem a esse tratamento, em decorrência da existência de três equipamentos da Santa Casa que estão danificados”, disse.

Assim, considerando o período desde 2005 até hoje, Lical quer saber quais foram as ações voltadas à manutenção do serviço de hemodiálise. Outra preocupação do vereador é saber se há possibilidade do município providenciar a manutenção dos equipamentos danificados, ou subvencionar a Santa Casa visando a regularização dos atendimentos dos pacientes locais sem a necessidade de seu deslocamento a que estão sujeitos a outros centros de saúde.