Alunos das escolas rurais do município visitam o IF Sul de Minas

Na próxima sexta-feira (9), às 8h, tem início o projeto “Visitas Didáticas: venha conhecer o IF Sul de Minas”. Desenvolvido pelo campus de Poços de Caldas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A proposta vai levar os estudantes das quatro escolas municipais da zona rural para conhecer a sede do instituto.

A primeira escola a participar do projeto será a E.M. Dona Lúcia Sacomann Junqueira, da Fazenda Aparecida. O cronograma de visitas segue até outubro, contemplando também as unidades Raphael Sanches (Fazenda Boa Vista), José Avelino de Melo (Fazenda Lambari) e Professora Carmélia de Castro (Fazenda Souza Lima).

O projeto “Visitas Didáticas: venha conhecer o IF Sul de Minas” visa oportunizar a estudantes da comunidade externa um primeiro contato com a instituição, estreitando relacionamentos e criando elos com a escola. A proposta pretende utilizar o tripé Arte-Cultura e Tecnologia como ferramenta para estimular o interesse dos participantes, mostrando o potencial da instituição como promotora de uma educação tecnológica que é, ao mesmo tempo, humanizada e cidadã.

O projeto é desenvolvido pelo Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão do Campus Poços de Caldas, sob a responsabilidade da coordenadora de Cultura do Instituto Federal do Sul de Minas em Poços de Caldas, Lilian Fernandes.

Durante as visitas monitoradas, os estudantes vão conhecer, por exemplo, os laboratórios de Biologia, Química, Informática e Eletrotécnica, além dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do IF Sul de Minas. “O projeto é uma grande oportunidade para os alunos da área rural, no sentido de conhecerem possibilidades de prosseguimento nos estudos, especialmente no Instituto Federal do Sul de Minas, instituição de excelência com campus em Poços de Caldas”, destaca o coordenador da Divisão de Projetos de Educação Complementar, Mario Augusto Marques.