Autoridades estão em alerta no período de chuvas

Bueiros e rede pluvial estão sendo finalizados no Jardim Kennedy 1


Com a previsão de temporais nesta época do ano em Poços de Caldas, a Prefeitura redobrou a atenção.

Por isto, foi montada uma força tarefa com várias secretarias para a limpeza de bueiros e vias, monitoramento de áreas de riscos e acompanhamento do nível dos rios que cortam a cidade.

Na zona sul, mais especificamente nas ruas Caldasita e Aluminio, no Jardim Kennedy 1, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) e a secretaria de Obras estão finalizando a rede pluvial e a colocação dos bueiros. “Esta obra faz parte do projeto de prevenção de enchentes e devemos terminar até o fim desta semana”, explicou José Benedito Damião, secretário de Obras.

Neste ano, dentre as melhorias já feitas na região para evitar os alagamentos, está a obra executada na avenida Platina, no Kennedy 2. O rio que corta a avenida recebeu aduelas e  o muro de gabião, que  é um tipo de muro de arrimo utilizado para estabilizar encostas e ajuda na drenagem da água.

A defesa Civil em Poços de Caldas está em alerta total, verificando diariamente as áreas com riscos de deslizamento ou alagamento. “Pedimos para a população, que ao notar qualquer anormalidade, no trabalho ou em casa, como rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água, acione a defesa civil para que a gente possa averiguar. A atenção está redobrada neste período de chuvas”, declarou Mauro Barbosa Filho, coordenador da Defesa Civil Municipal.

Solidariedade
Telhado foi recuperado com a ajuda dos amigos. Durante o temporal na madrugada da última terça-feira (15), uma casa no bairro Santa Helena, zona oeste da cidade, teve vários cômodos destelhados. “ A chuva atingiu 2 quartos, sala, cozinha, sala de jantar e comprometeu a rede elétrica. Não sei se perdi a TV ou outro eletrônico, porque ainda não consegui ligar os aparelhos para avaliar isso.

Mas agradeço aos 20 amigos me ajudaram voluntariamente e as telhas que a prefeitura conseguiu por meio de doações. No mesmo dia reerguemos o telhado, ainda falta muita coisa, mas sem essa ajuda eu não sei como faria”, explicou o vigia, Denílson de Azevedo.

Orientações da Defesa Civil durante a chuva:
•Evite trafegar em áreas de inundação ou em ruas sujeitas a alagamentos;
•Se você for surpreendido dentro do carro por uma inundação, abra os vidros, suba no teto pela janela, peça socorro e se possível ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193);
•Se você mora ou trabalha em áreas sujeitas a inundação, coloque seus móveis e estoques em lugares altos;
•Não utilize alimentos e água atingidos pela inundação ou pelo alagamento;
•Não fique ou deixe crianças na enxurrada, pois podem ser arrastadas e se afogarem.
•Mantenha equipamentos elétricos distantes da água. Não os toque e nem os use caso tenham sido molhados ou estejam em locais inundados, pois há risco de choque elétrico;
•Não se abrigue ou estacione o seu carro debaixo de árvores, pois elas podem cair e ocasionar graves acidentes;
•Jamais se aproxime de cabos elétricos arrebentados;
•Coloque objetos em lugares que não caiam com a ocorrência de ventos fortes;
•Se você observar aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água, ligue imediatamente para a Defesa Civil (199);
•Dirija com segurança na chuva. Verifique os limpadores de para-brisas, faróis, lanternas, luzes de freio e pneus. Evite frear bruscamente e dar “golpes na direção” para reduzir o risco de aquaplanagem. Deixe um espaço de segurança entre você e o veículo da frente;
•Durante as tempestades com raios, retire os aparelhos elétricos das tomadas e não se exponha a superfícies condutoras. Se estiver na rua, não permaneça em áreas descobertas. Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas e evite topos de morros e prédios.

Os telefones para acionar a Defesa Civil são: 193, 199, 153 ou o 3697-2266.