Entrevista: Alberto Silva

Youtuber fala sobre sua atuação e sobre seu futuro na política

Com Alberto Silva não há meio termo. Você pode amar ou odiar seu estilo ou suas polêmicas. Mas ele é, indiscutivelmente, um fenômeno nas redes sociais.

Pode ser considerado também um dos mais polêmicos. Não por controvérsias pessoais, e sim pela repercussão de seu trabalho especialmente no YouTube cujo canal é um dos mais acessados do país.

Nesta entrevista para a revista eletrônica One Weekend, que o Jornal da Cidade reproduz abaixo, ele fala sobre sua atuação, seu futuro na política e sobre as ameaças de morte que já recebeu.

Como foi o processo para se tornar um dos YouTubers de direita com mais acessos no Brasil?
Alberto – Eu já estava inserido no contexto “mídia” desde 2012, o Youtube começou a ganhar uma relevância em 2018 e o que eu fiz foi me dedicar a plataforma. Acredito que o formato foi bem aceito pela população como todo, hoje sou um dos maiores no segmento política.

Quando você entendeu que estava dentro de um negócio?
Alberto – Eu sempre estive dentro, minha formação é essa. Sempre fiz meus trabalhos voltados para um negócio, sou literalmente um capitalista, acredito que a meritocracia vive em mim

Qual é a sua audiência?
Alberto – Eu tenho hoje diversos canais em diversas plataformas, se somadas todas devem chegar a cerca de 50 milhões de visualizações em 30 dias.

continua depois da publicidade

Você está exposto diariamente e 24h na internet. Volta e meia está envolvido em polêmicas políticas e mais recentemente até mesmo pessoais. Você paga um preço alto por isso?
Alberto – Somente árvores que dão frutos levam pedradas, esse é o preço que se paga. Toda semana estou em algum jornal grande a nível nacional, já me acostumei. A exposição passou a ser natural. O importante que sempre prezo é pela verdade. Tudo que falam, na maioria das vezes é tentando me denegrir, porém, não conseguem pois não deixo rabo para pisar.

Na internet, a mudança de posições e opiniões costumam ser comuns. Você é uma pessoa aberta a essas mudanças?
Alberto – Sempre, até porque não sou o dono da verdade. Pra você ter uma ideia disso, em 2001, votei em Lula, tinha uma opinião de que ele seria a solução para o Brasil, me arrependo até hoje. Sou muito aberto a essa questão de mudança. Que não esteja aberto a isso ou se achar o dono da verdade está fadado ao fracasso.

Você se sente livre para falar o que quiser no seu canal e nas suas redes sociais?
Alberto – Eu me sinto, porém as regras internas de cada plataforma mudaram muito e de forma radical. Mesmo com a liberdade da expressão, hoje somos cerceados por essas regras.

Tem algum tema com o qual você não goste de abordar?
Alberto – Eu falo de tudo, não tenho esse problema não.

Já recebeu algum tipo de ameaça de morte?
Alberto – Já, várias vezes, acredito que isso se deve por eu ser conhecido hoje no Brasil inteiro. Aí você passa filtrar, algumas você ignora, porque são apenas aquelas pessoas que ameaçam sem saber até o que estão fazendo e outras levo a conhecimento das autoridades até pra me resguardar

Hoje, qual a sua frequência nas redes sociais? Quais utiliza mais?
Alberto – Estou nas redes sociais todos os dias. Utilizo Youtube, Facebook, Instagram, Telegram, Twitter, Cos.TV, TikTok, Whatsapp. Tenho uma vasta participação em todas elas

Recentemente, o Pensa Poços teve seu nome alterado para Conexão. Qual o motivo da mudança?
Alberto – Essa mudança aconteceu devido ao seu crescimento. A página chegou a atingir em 30 dias mais de 3 milhões de acessos únicos, e eu fui filtrar.

Descobri que mais de 40 cidades do Sul de Minas estavam assistindo o que estávamos fazendo. Foi aí que veio a ideia de conexão, para que possamos nos conectar com todas essas pessoas. Existe um grande projeto para essa página nesse sentido, só não continuamos com ele devido às restrições sanitárias devido à pandemia.

continua depois da publicidade

Você acredita que consiga influenciar ou pautar a política de Poços de Caldas?
Alberto – Não tenho esse objetivo, minha intenção é influenciar as pessoas a pensarem na política local. O quadro político em Poços de Caldas tem mudado de forma muito rápida, a velha política está ficando para trás e já não tem espaço para influenciar pessoas de bem. O resultado disso que estou falando virá nas próximas duas eleições, teremos mudanças radicais, pode acreditar.

Algum candidato a prefeito lhe procurou em 2020 buscando apoio?
Alberto – Com exceção ao atual prefeito eu fiz um diálogo aberto com todos, eu busquei mostrar para população o perfil de cada um que ali estava pleiteando a vaga majoritária na cidade.

Acredito que consegui deixar em aberto qual era o perfil naquele momento apresentado. O povo acabou escolhendo esse que está aí. Claro, existem muitas coisas fora da web que evidenciaram essa vitória de um prefeito que vem de uma má administração.

Existe espaço para o Beto na política? Sua pré-candidatura está de pé?
Alberto – Existe espaço para todos, o povo de bem tem que se conscientizar disso. Enquanto cedemos espaço sempre para os mesmos, deixamos de colocar pessoas que podem lutar verdadeiramente pela nossa cidade. Quanto a minha pré-candidatura está de pé sim, tenho recebido muito apoio de diversos lugares do Brasil, principalmente de grandes influenciadores digitais, que tem audiência em Minas Gerais e que, se consolidado essa candidatura, irão pedir votos pra mim na web, estou muito animado, mas estou deixando para 2021 esse assunto, lá que tudo vai se resolver.