Água consumida em Poços não tem contaminação radioativa, diz relatório

Levantamento feito pela CNEN visa desmentir suposta contaminação na cidade

Um relatório científico elaborado por profissionais do Laboratório de Poços de Caldas (LAPOC) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) concluiu que “as águas fornecidas pelas estações de tratamento da Prefeitura de Poços de Caldas não apresentam níveis de radioatividade que motive temor por parte dos habitantes do município, pelo fato dessas águas serem adequadas ao consumo humano e, portanto, em conformidade com a legislação”.

Além disso, o documento destacou a importância dos processos de tratamento de água realizados no município. “O processo adotado contribui substancialmente para reduzir ainda mais a radioatividade”, diz o relatório.

continua depois da publicidade
Bob-Camel

SUPOSTA CONTAMINAÇÃO
De acordo com o documento, a motivação para a realização do estudo surgiu da veiculação de informações sem comprovação científica, sobretudo em redes sociais, acerca de uma suposta contaminação radioativa nas águas do município de Poços de Caldas.

O trabalho coletou amostras de água no decorrer do ano de 2020 nos reservatórios de Estações de Tratamento de Água do DMAE, realizou análises de parâmetros radiométricos e comparou os resultados com a legislação vigente do Ministério da Saúde, concluindo que a qualidade das águas está em conformidade com a legislação vigente sendo, portanto, apropriada ao consumo humano.

“Esse trabalho visou esclarecer cientificamente esse tema para a população de Poços de Caldas, pois é um assunto de interesse para a saúde pública”, explicou o químico Marcos R. L. do Nascimento.

Ainda segundo ele, pesquisa semelhante já se iniciou em Caldas, sendo que os resultados devem ser divulgados no início de 2023, considerando que as amostragens serão feitas em 2022.