Agentes comunitários da saúde recebem tablets para o trabalho de campo

Equipamentos foram comprados pelo campus local da PUC Minas


Já teve início o trabalho de entrega dos tablets para os agentes comunitários de saúde das equipes de Estratégia de Saúde da Família.

Os equipamentos foram comprados pela PUC Minas Poços de Caldas e encaminhados à Secretaria Municipal de Saúde, como parte do plano de contrapartida à estrutura de serviços, ações e programas de saúde do SUS, que o Curso de Medicina do Campus tem com a cidade.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica do município, Camila Ferreira Bacelar Donato, a forma de financiamento para o setor sofreu alteração e os tablets serão essenciais neste processo. “Atualmente, com as mudanças, o número de pessoas cadastradas é o que gerará recursos para as ações da Estratégia de Saúde da Família. Então, quanto mais facilidade para que todas as famílias do território sejam cadastradas e acompanhadas, menor o risco de que o município sofra redução no recurso repassado pela instância federal”, explicou Camila.

Cada tablet tem um aplicativo específico para o cadastramento no sistema de informação da Atenção Básica, o chamado e-SUS, no qual todos os indicadores de saúde exigidos pelo Ministério da Saúde, estão disponíveis para atualizações e repasse direto.

O setor de CPD – Centro de Processamento de Dados da Prefeitura, é o responsável pela configuração dos equipamentos e pelo rápido treinamento que está sendo feito, separadamente com cada uma das equipes, no ato da entrega dos tablets, que continua sendo feita nas próximas semanas, para as equipes que ainda não receberam os equipamentos.

O valor do investimento da Universidade, na compra dos 215 tablets, capas e película, ficou em cerca de R$ 210 mil. O secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi, destaca a importância dos equipamentos na busca constante pela melhoria dos serviços prestados.

“Os tablets informatizam o trabalho importantíssimo dos agentes comunitários de saúde, de casa em casa, agilizando a atualização das informações em tempo real, durante cada visita realizada. É mais um passo para o fortalecimento da Atenção Básica em nosso município e todos os envolvidos estão de parabéns por mais esta conquista”, finalizou Mosconi.