DMAE inaugura nova bancada de hidrômetros

Os equipamentos estão localizados na na ETA 1 - São Benedito

A nova bancada de hidrômetros, a bancada móvel e a portátil do DMAE, foram inauguradas na quarta-feira, 25. Os equipamentos estão localizados na na ETA 1 – São Benedito.

BANCADA DE HIDRÔMETROS

A bancada de hidrômetros do DMAE está instalada na nova oficina de hidrômetros, na ETA I – São Benedito e possibilita a aferição de hidrômetros novos e também de terceiros, como prestação de serviços. Esta bancada tem capacidade para verificações velocimétrica e volumétrica e possue medidores ultrassônicos (medidores especiais que só registram a passagem de água). Criada por uma empresa alemã, mas com fábrica no Brasil e com tecnologia arrojada, pode atender medidores de ¾ de polegadas até duas polegadas de diâmetro.

Tem se conhecimento que no país só existem três nesta dimensão. Esta bancada está de acordo com a portaria 246 do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) e Instituto de Pesos e Medidas (IPEM/ MG) e garante que os medidores instalados pelo próprio DMAE na casa do usuário estão de acordo com as exigências dos órgãos reguladores e que a medição da água é real. O que significa que o usuário paga pelo o que realmente consome de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

BANCADA MÓVEL
Após o aumento do efetivo por meio da contratação de novos agentes comerciais, o DMAE estará presente de forma definitiva em todos os bairros da cidade, por meio da Bancada Móvel de Aferição de Hidrômetro, veículo que possui um escritório comercial adaptado para atender a população.

A Bancada Móvel prestará com esclarecimentos sobre os serviços para agilizar os atendimentos registrados pelo 0800 da autarquia, tais como reclamações, sugestões , indicativos de serviços de água e esgoto retirada da segunda via da conta. Pelo webmail os agentes poderão acessar em tempo real, todos os serviços prestados à população. Este Laboratório Móvel estará nos bairros diariamente, no horário comercial.

BANCADA PORTÁTIL
O DMAE adquiriu também uma bancada portátil, também de tecnologia alemã. Esta bancada verifica, sem a necessidade de retirada do medidor do cavalete da residência do usuário,  as condições de confiabilidade e de rastreabilidade das informações de medição, ou seja, se há volume suficiente de água, a pressão momentânea,  possíveis vazamentos internos, desabastecimento e uso irracional de água. Por meio dela, é possível inclusive, a verificação completa do cavalete, se ele está em posição irregular e pode prejudicar o consumidor.