Resistência à alta pressão é critério importante na escolha de um mangote

Os mangotes são considerados uma alternativa mais em conta para a condução de materiais líquidos ou sólidos. Consideradas peças de fácil manuseio, por sua leveza e flexibilidade, os mangotes são capazes de substituir tubulações metálicas e atendem bem às necessidades de setores da construção civil. No entanto, a escolha da peça deve levar em conta sua finalidade, para que o material usado possa corresponder ao esperado.

Apesar de uma aparente semelhança, mangotes e mangueiras possuem funções distintas. O CEO da fabricante de mangueiras e mangotes Maxxflex explica que o mangote pode ser usado em trabalhos que exigem uma maior resistência das tubulações, como em minas, pedreiras e construções no geral. “As aplicações do mangote também podem incluir a condução de ar, gases, vapor, solventes, óleo e água”, disse Daniel Rodriguez.

Para o deslocamento de água, Rodriguez ressalta que o material precisa ser resistente à ferrugem e aos possíveis altos níveis de pressão do processo de deslocamento do fluido. “Os mangotes de água industrial têm como função facilitar a elaboração de sistemas de tubulação mais complexos sem que haja uma perda de eficiência no trabalho”, explica Daniel. 

Ter em mente qual a finalidade de um mangote durante sua escolha, é apenas um dos fatores que devem influenciar os critérios usados para chegar até o produto ideal. “O diâmetro e o comprimento da mangueira têm relação direta com a pressão suportada por ela, além do volume e a velocidade de condução das substâncias”, diz o CEO da Maxxflex.

A resistência a altas temperaturas também é um diferencial a ser levado em conta. Hoje é possível encontrar modelos de mangote em solda, PVC e sucção, geralmente usados para descarga e aspiração de ar e água. Porém, existem no mercado opções de mangote em borracha sintética, considerados ideais para sistemas industriais. 

A borracha sintética é um material resistente aos altos níveis de pressão e recomendada pela capacidade de manter a flexibilidade e proteção contra a abrasão, intempéries, e até mesmo ao ozônio. “Em algumas situações, a presença de um material resistente a altas temperaturas é fundamental para se evitar acidentes ou comprometimento do trabalho. Por isso a escolha do material também deve incluir a prevenção de riscos”, finaliza Daniel Rodriguez.