Prefeitura intensifica trabalho de desobstrução após chuva

Foi realizada uma reunião com representantes de vários órgãos municipais

Para intensificar as ações de resposta à chuva do dia 19 de janeiro, foi realizada uma reunião com representantes do Corpo de Bombeiros e de vários órgãos municipais.

DMAE, DME Distribuição e secretarias municipais de Defesa Social, Projetos e Obras Públicas, Serviços Públicos, Planejamento e Governo tiveram representantes no gabinete do prefeito Eloísio do Carmo Lourenço (PT).

Entre as ações está a realização de um levantamento, pelo Corpo de Bombeiros, nos ribeirões da Serra e de Caldas e no Córrego Vai e Volta, nos trechos canalizados (debaixo das ruas e prédios) para identificar possíveis pontos de obstrução ou rompimento. As análises preliminares já começaram na quinta-feira, 28, e o trabalho de campo teve início pelo Córrego Vai e Volta.

Também prossegue o trabalho de desentupimento de bueiros e bocas de lobo na rua Prefeito Chagas, na região central, com técnica de hidro-jateamento. No final da tarde de quinta, foi identificado um ponto de entupimento e os órgãos responsáveis estão providenciando as intervenções necessárias para a desobstrução. Neste local, a abertura da rua e do sistema de drenagem é bastante complicada, por conta da instalação de redes da Oi, DME Distribuição e, principalmente, da Gasmig.

Na avenida João Pinheiro, prosseguem as obras de contenção emergencial. Desde a noite do dia 19, diversas equipes da Prefeitura têm trabalho, inclusive durante o período noturno, primeiramente nas ações emergenciais de limpeza e retirada de lama e entulho, para que as regiões atingidas voltassem às condições de normalidade. Na sequência, está sendo feito o trabalho de limpeza e desentupimento de bueiros, bocas de lobo e também das calhas dos ribeirões. “O trabalho de inspeção, vistoria e intervenções na tubulação já está sendo feito e será cada vez mais intensificado”, destaca o secretário de Defesa Social, Luis Carlos Lima.

MONSENHOR ALDERIGE
Na quinta-feira, as equipes da Prefeitura priorizaram também as intervenções na avenida Monsenhor Alderige, no bairro Country Club, onde uma cratera de aproximadamente 12 metros foi aberta por conta das chuvas da noite de ontem. O local já passa por obras de canalização e drenagem.

Ainda na noite de quarta-feira, os secretários de Defesa Social, Obras e Governo estiveram no local, assim como o vereador Luis Carlos Pena e Silva, o Lical. A avenida foi prontamente interditada, no trecho entre as ruas Professora Wanda Milani e Guido Garutti.

De acordo com o secretário de Projetos e Obras Públicas, Aldo Hanser, será necessária a extensão da obra que já está sendo executada. “Até que as providências administrativas sejam concluídas, vamos executar um serviço emergencial de estaqueamento de contenção nesses novos locais de ocorrência”, explica.

TRÂNSITO
Cabe ressaltar que, em toda a extensão do canteiro central, a faixa da esquerda também está interditada, principalmente na quadra acima da Guido Garutti em direção ao Residencial Ville de France, por conta do canteiro de obras da Construtora Etapa, que realiza as intervenções no local. Solicita-se aos moradores e comerciantes desta região que não estacionem os veículos junto ao meio-fio, para manter a fluidez em duas faixas, uma vez que há restrição de tráfego em uma das pistas.