Após Zona Azul, número de carros estacionados cai até 25%

Sistema proporcionou maior rotatividade em vagas de estacionamento

Com pouco mais de dois meses em funcionamento em Poços de Caldas, a nova Zona Azul, estacionamento rotativo pago a céu aberto em diferentes ruas demarcadas da área central da cidade, que antes era explorado pela ACIA e hoje pela empresa EX Parking, após a implantação da Área 1, com vaga inicial de 1 hora, tem agradado os usuários.

O fluxo de trânsito na área central ficou mais tranquilo, de acordo com dados Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). O número de veículos estacionados diariamente no chamado centro nevrálgico da cidade caiu cerca de 25% após a implantação da Área 1 do estacionamento rotativo pago, onde antes, muitos eram os veículos estacionados do início da manhã até o início da noite, impossibilitando a rotatividade.

Principal artéria comercial da cidade, a rua Assis Figueiredo antes ficava congestionada a maior parte do tempo, o que acabou com a implantação do sistema, fazendo que os habituais ocupantes de vagas no Centro optassem por estacionar seus veículos em áreas onde ainda não existe a Zona Azul, como a avenida David Ottoni, no Jardim dos Estados, por exemplo, que receberá brevemente a demarcação, com vaga inicial de período de permanência de duas horas.

PERMANÊNCIA

A segunda etapa da Zona Azul começou começou a funcionar no dia 1º deste mês, incluindo mais 1.600 vagas no estacionamento rotativo. Em sua abrangência, o tempo de permanência é de duas horas, prorrogável por um período de 1 hora.

Na Área 1, o tempo de permanência é de uma hora, podendo ser renovado por mais uma. Já a Área 3 da Zona Azul tem previsão para começar em outubro e, juntas, as três áreas ofertarão cerca de 4 mil vagas ao estacionamento rotativo a céu aberto. Vale destacar que após o tempo máximo, o motorista deve retirar o veículo da vaga.

A multa por estacionar em desacordo com a sinalização está descrita no Código de Trânsito Brasileiro, sendo considerada infração de natureza grave, com multa de R$ 127,69 e perda de 5 pontos na carteira de habilitação, além da medida administrativa de remoção do veículo.

A aquisição de crédito para estacionar pode ser feita junto aos monitores; comprar o crédito nas lojas conveniadas; utilizar os parquímetros; baixar o aplicativo da EXP pelo Play Store; ou efetuar o cadastro pela internet.