Varandas gourmet em apartamentos

Arquitetas falam sobre como aproveitar melhor estes espaços

As arquitetas Carolina Galhardo e Lizia Santucci falam sobre como aproveitar da melhor forma as varandas gourmet, que são tendências em apartamentos.

As varandas gourmets em apartamentos estão conquistando cada vez mais espaço nos novos empreendimentos imobiliários, tornando-se um lugar de aconchego e relaxamento. Suas estruturas planejadas, as varandas têm desfrutado de diferentes tipos de ocupação.

Na maioria das vezes, o apartamento é entregue apenas com uma churrasqueira na varanda gourmet, ou então somente com o piso. Assim, algumas pessoas não conseguem visualizar o potencial e as inúmeras possibilidades que esse espaço pode ter. A função dada às varandas sempre dependerá da necessidade e estilo de cada cliente.

O uso mais comum é a área de lazer, com churrasqueira, bancadas, cooktop. Tornando-se um ambiente para receber amigos e familiares. Mesas, minibares, adegas, bancos são itens que complementam essa área de festas. Ainda para os que gostam da casa sempre cheia, as varandas também podem ser transformadas em salas de jogos.

Para os moradores que preferem mais tranquilidade, espreguiçadeiras, redes, sofás, plantas conferem um ar de relaxamento ao ambiente. E, dependendo da dimensão da varanda, essas podem ainda ser convertidas em brinquedoteca (um cantinho planejado só para as crianças), em escritório, área para animais de estimação.

Em outros casos, se tornam extensão da cozinha ou sala de estar. Até mesmo uma horta pode ser feita! Vale lembrar que antes de qualquer tipo de alteração nesses espaços é preciso comunicar e se certificar das regras do condomínio, para obter ter autorização para a execução do projeto.

E também conferir se a estrutura existente suportará as modificações propostas. Essas foram apenas algumas das dicas e sugestões de como você pode usar esse espaço cheio de possibilidades. É muito importante que você pense em quais são suas necessidades e prioridades antes de iniciar o projeto para sua varanda.

E lembre-se de procurar sempre um profissional para orientá-lo, para que sua nova área tenha o melhor aproveitamento possível e uma obra sem surpresas!

* Carolina Galhardo e Lizia Santucci são arquitetas e urbanistas do Escritório Oca Arquitetura (rua Pernambuco, 789, Centro). E-mails: carolinagalhardo@gmail.com; ls_arquitetura@hotmail.com