Vacinação contra febre amarela segue no fim de semana

Salas de vacinas abrem neste sábado e domingo

Prossegue em Poços de Caldas a estratégia de intensificação de vacinação contra a febre amarela. Neste final de semana, 16 salas de vacinas estarão abertas para imunização da população. As salas ficam abertas de 8h às 12h, no sábado e no domingo.

Nesta semana, o município recebeu mais 20 mil doses, que estarão disponíveis nos seguintes locais: PSF São José, UBS Regional Sul, PSF Esperança II, PSF Santa Rosália ,UBS Regional Leste, PSF Vila Nova, PSF Dom Bosco I, PSF Nova Aurora, PSF Cascatinha, UBS Samu, PSF Parque Pinheiros, PSF Santa Augusta, PSF Kennedy I, PSF Jardim São Paulo, UBS Country Club e UBS São Jorge.

CONTRA INDICAÇÃO
A vacina é contra indicada para crianças menores de seis meses; gestantes; nutrizes e lactantes até seis meses após o parto; pacientes em uso de drogas imunossupressoras; pacientes com neoplasia, transplantados; indivíduos com histórico de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina bovina e outras; imunodeprimidos e com imunossupressão; doença auto imune.

O esquema de vacinação atual, prevê que crianças devem ser imunizadas com uma dose aos seis meses de idade; outra dose aos nove meses de idade e um reforço aos 4 anos de idade. Com isso, a criança está imune aos vírus. Para pessoas a partir dos cinco anos até 59 anos de idade, uma dose e um reforço após dez anos. Pessoas com 60 anos ou mais, que nunca foram vacinadas, ou sem comprovante de vacinação, devem passar por avaliação médica criteriosa, antes de tomar a vacina.