Uso de aplicativo WillGo gera polêmica em Poços

Vereador recebeu reclamações de taxistas sobre a implementação do serviço

O serviço de transporte realizado através do aplicativo WillGo, recentemente implantado em Poços de Caldas, foi assunto discutido na terça-feira, 16, durante sessão da Câmara.

Através de um requerimento aprovado em plenário, o vereador Paulo Eustáquio (PMDB) questionou o Executivo se há autorização para esse tipo de atividade em Poços. Na última semana, o vereador recebeu diversas reclamações de taxistas sobre a implementação do transporte alternativo. Diante das dúvidas com relação ao serviço, ele encaminhou o pedido de informações à Prefeitura.

“Não sabemos se tal atividade foi autorizada e se é legal. O que posso afirmar no momento é que existe uma grande preocupação por parte dos taxistas, que há muito tempo trabalham em Poços e veem essa forma de transporte como concorrência desleal. Além disso, é preciso saber se Poços comporta uma franquia como essa, que atua em grandes centros”, alegou.

No requerimento aprovado, Paulo Eustáquio indagou se a Prefeitura, através da Secretaria Municipal competente, tem conhecimento de tal atividade, e se a administração já recebeu reclamações de profissionais que trabalham com outro tipo de transporte de passageiros. Com as respostas que serão enviadas ao Legislativo, o vereador pretende informar os taxis-tas sobre o processo de implantação do WillGo em Poços.

“Não se pode negar que o serviço abre concorrência e diminui a demanda e arrecadação dos proprietários de táxis”, comentou. A franquia WillGo, serviço semelhante ao Uber, oferece benefícios aos condutores, como o não pagamento de taxas sobre o faturamento das corridas, mas sim a contratação de um plano de assinatura, que varia de acordo com o plano de licença escolhido. Além disso, oferece recursos de agendamento de corridas e transporte de pessoas, documentos e objetos.

TÁXI X WILLGO
Uma reportagem feita durante a semana pela EPTV/Globo comparou os serviços do WillGo e do táxi convencional na cidade. Uma corrida entre o Centro e o Terminal Rodoviário saiu por R$ 25,50 com o uso do táxi convencional, enquanto o mesmo percurso com o aplicativo saiu por R$ 13, praticamente a metade do preço.