Recuperação do trecho Machado-Pouso Alegre melhora tráfego

Governo recuperou 69 quilômetros da MG-179

As obras de recuperação de 69 quilômetros do pavimento da MG-179, no trecho Machado-Pouso Alegre, já proporcionam mais segurança e conforto para os motoristas que circulam pela rodovia e estão em fase de conclusão.

Com investimento de cerca de R$ 27,5 milhões do Governo de Minas Gerais, por meio do DEER/MG, até o momento foram executados os trabalhos de fresagem (remoção do asfalto desgastado) e a recomposição do pavimento nos pontos que apresentavam trincas e/ou deformações.

Além disso, quase toda a extensão do trecho já recebeu a aplicação de uma nova capa asfáltica. Também estão em andamento a implantação da nova sinalização vertical e horizontal. Em diversos pontos, além do asfalto novo, já é possível observar as pinturas das faixas na pista.

As obras também abrangem serviços de recuperação e melhoramento do acostamento. Parte do asfalto desgastado, removido durante o processo de fresagem, foi reaproveitado para corrigir desníveis entre a pista de rolamento e o acostamento. Em uma próxima etapa, será utilizada a técnica do micro revestimento, que tem o objetivo de rejuvenescer o pavimento e conservá-lo em bom estado por mais tempo.

Em outros trechos dos acostamentos, onde atualmente não existe pavimento, será adotada a aplicação de uma massa asfáltica Pré-misturado a Quente (PMQ). Desta forma, a função do acostamento como uma área de escape estará garantida, contribuindo para o aumento da segurança.