Anunciada há seis meses, Secretaria de Meio Ambiente segue no papel

Até o momento, projeto de lei não deu entrada na Câmara Municipal

Pouco mais de seis meses após ser anunciada pelo prefeito Sérgio Azevedo (PSDB), o projeto que cria a Secretaria de Meio Ambiente segue no papel. 

No dia 28 de novembro passado, o chefe do Executivo fez o anúncio em cerimônia na Secretaria Municipal de Planejamento. Na ocasião, o prefeito disse que a criação da nova secretaria viria ao encontro “da necessidade de garantir maior agilidade nos processos para concessão de licenças ambientais, que atualmente são protocoladas em Varginha e submetidas a Belo Horizonte”.

Segundo Sérgio, a partir da implantação da secretaria em Poços, os procedimentos seriam realizados na cidade, “desburocratizando os processos”. Além disto, o prefeito disse na época que Poços já estava habilitada para que a secretaria fosse implantada em 2018, “porque conta com o fundo do meio ambiente, com um Conselho de Meio Ambiente e técnicos especializados”.

De acordo com ele, a criação da nova pasta, que consta no Plano Diretor desde 2006, estava prevista no seu plano de governo. Após a assinatura, o prefeito entregou ao vice-presidente da Câmara Municipal, Lucas Arruda (Rede), o texto do projeto de lei para ser analisado pelos vereadores e comissões do Legislativo. Porém, o projeto de lei em questão não deu entrada no Legislativo até o momento.

Na solenidade, também estiveram presentes representantes de instituições de ensino técnico, tecnológico, superior e de pesquisa do município, conselheiros do Codema e do Condephact, representantes da Fundação Jardim Botânico, do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Guarda Verde, de ONGs, de movimentos sociais e sindicais ligados às causas ambientais.

Na terça-feira, 5, o prefeito participou de dois eventos em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e citou ações feitas pela sua gestão no setor, mas em momento algum falou sobre a Secretaria de Meio Ambiente.