Santa Casa explica caso do bebê com braço quebrado no parto

Caso gerou muita repercussão nas redes sociais

A Santa Casa de Poços de Caldas divulgou nota de esclarecimento após reclamações veiculadas em redes sociais darem conta de que uma médica quebrou o braço de um recém-nascido durante o parto. Segundo o hospital, toda a assistência à paciente aconteceu de acordo com os procedimentos operacionais e clínicos da unidade.

“Infelizmente, o trabalho de parto que se desenvolvia dentro dos padrões esperados e era acompanhado pela médica Amandae Patreze e a equipe da Maternidade, evoluiu para um quadro de parto distócico, com distócia de ombro do bebê. Esse é um quadro raro, que ocorre em menos de 2% dos partos naturais, em que o bebê se posiciona de forma que seus membros superiores ficam incapacitados de passar naturalmente pela pélvis da mãe, mesmo sua cabeça já tenha se exteriorizado. Esse tipo de complicação é imprevisível, não há fatores que levantem suspeita para a sua ocorrência”, explicou o assessor de imprensa do hospital, Pedro Funchal.

Em vista deste quadro, os profissionais que realizavam o parto “se utilizaram de procedimentos reconhecidos para garantir a saúde da mãe e do bebê”. Durante a manobra, foi possível retirar um dos braços, o que permitiu que a médica realizasse a tração do bebê, “finalizando o procedimento da forma mais segura possível”.

Como resultado da manobra, que garantiu a realização do parto e a saúde de ambos, acabou ocorrendo também a fratura do braço esquerdo do bebê, mais precisamente o úmero. “Um risco calculado frente aos outros muito mais graves que resultariam da possível não conclusão do parto em tempo hábil”, completou. O bebê passa bem.