SAMU anuncia motolância para 2018

Dois profissionais fizeram o curso para trabalhar na motolância

Ao completar ontem, 6, o aniversário de 11 anos de atividades em Poços de Caldas, o SAMU anuncia motolância como grande novidade para 2018. Ao longo do tempo, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência passou por mudanças. No início, eram duas ambulâncias básicas e uma avançada. Atualmente, além da avançada, são três básicas.

Este ano, a base que era no centro, foi levada para a Zona Oeste, ao lado do Corpo de Bombeiros, depois que uma vistoria do Ministério da Saúde apontou irregularidades no antigo endereço.

MOTOLÂNCIA
O SAMU recebeu do Governo de Minas este ano três ambulâncias que permitiram a criação de frota reserva. Em novembro, em atendimento a pedidos da população, uma base descentralizada foi implantada no Hospital da Zona Leste com funcionamento durante o dia. Outra mudança está prevista para o ano que vem.

“Dois profissionais fizeram o curso para trabalhar na motolância e foram aprovados. Em breve, mais este serviço deve ser incorporado ao SAMU”, afirmou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi (PSDB).

NÚMEROS
Atendimentos prestados pelo SAMU em Poços são, em média, 4.500 ligações recebidas por mês, o que totaliza mais de 50 mil chamados no ano e 20% dos acionamentos, são trotes. Por isso é tão necessário e solicitado pela central de regulação, o maior número de informações possíveis sobre o caso, até mesmo para definir sobre o envio da ambulância básica ou da avançada.

ATENDIMENTO
O SAMU é para casos de urgência e emergência que envolvam riscos de vida, como vítimas de traumas e acidentes graves, de queda de grande altura, de insuficiência respiratória, além de mulheres em trabalho de parto, para citar alguns exemplos.

O SAMU também faz a regulação da ambulância do transporte sanitário que fica na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), para atender pacientes que têm dificuldades para se locomover.