Ladrões da mesma família roubam sacas de café

Todos os envolvidos foram presos após operação policial

Uma quadrilha de ladrões e receptadores de sacas de café roubado foi desarticulada no fim da tarde de segunda-feira, 20, na zona rural de Botelhos. Os integrantes pertenciam à mesma família.

Tudo começou após um assalto em uma fazenda em Divisa Nova, na noite anterior. Homens armados invadiram a propriedade e após renderem empregados, roubaram 179 sacas de café beneficiado, 25 mil litros de café cereja descascados e já secos, além de várias ferramentas. Já na manhã, a PM, em Bandeira do Sul, recebeu uma denúncia anônima.

Uma pessoa disse que, durante a madrugada, um caminhão descarregou uma carga de café num sítio, onde funciona um pesqueiro, no bairro Cachoeira do Carmo II, zona rural de Botelhos, na divisa com Bandeira do Sul. Os policiais militares de Bandeira do Sul informaram a PM de Botelhos, que confiando na possibilidade do café descarregado no tal sítio ser aquele que fora roubado em Divisa Nova, levou o caso ao delegado de Polícia Civil da Comarca, que solicitou ao juiz da cidade um mandado de busca e apreensão para o sítio.

Com a autorização judicial em mãos, policiais de Botelhos, Cabo Verde, Bandeira do Sul e Campestre se dirigiram ao sítio. Depois de  cercarem o local, deram início às buscas. No sítio, estavam cinco pessoas, todas da mesma família. Os policiais militares encontraram também 166 sacas de café limpo, cerca de quatro toneladas de café despoupado e ainda 12 sacas de café escolha. Grande parte do produto estava ainda embalado com sacos com iniciais do nome da vítima do roubo, tendo ela reconhecido o café como aquele que lhe fora subtraído.

O proprietário do sítio, um dos envolvidos no roubo, acabou revelando à PM que quem havia deixado o café em seu sítio era uma pessoa residente em Andradas. Naquela cidade, policiais civis foram até a casa do acusado, encontrando-o de posse de grande quantidade de dinheiro e de um carro Hyundai/IX 35, onde ele esteve algumas vezes no sítio onde o café foi encontrado. Todos os seis autores foram presos e autuados em flagrante, permanecendo recolhidos à Cadeia Pública de Botelhos. O café foi recuperado e devolvido à vítima.