Polícia Civil prende quadrilha de roubo de café no Sul de Minas

Organização criminosa foi desarticulada após 10 meses de investigação

A Polícia Civil de Minas Gerais, em Andradas, após quase dez meses de investigações, desarticulou uma organização criminosa responsável por diversos roubos, especialmente de cargas de café, no Sul de Minas.

Além do município, o grupo é suspeito de atuar nas cidades de Toledo, Pouso Alegre, São Gonçalo do Sapucaí, Campos Gerais e Boa Esperança. Entre 18 e 20 de fevereiro, a Polícia Civil cumpriu 30 mandados de busca e apreensão e 20 mandados de prisão preventiva.

De acordo com o delegado Fabiano Roberto Mazzarotto Gonçalves, que coordenou a operação denominada “Sirius”, os levantamentos da investigação apontam que o grupo, liderado por Mike Elias da Silva, 29, e Tiago Luiz Buzato Barbosa, 31, era integrado por 24 pessoas e possuía o mesmo modo de agir.

“Grande número de suspeitos invadiam a propriedade, subjugavam as vítimas, amarrando-as, subtraíam cargas de café, caminhões, pertences das residências e outras cargas valiosas”, descreve.

No decorrer do trabalho investigativo, em um barracão utilizado pelos suspeitos, no município de Inconfidentes, foi recuperado o equivalente a R$ 2 milhões em mercadorias, veículos e caminhões subtraídos, no dia 7 de outubro do ano passado. O roubo aconteceu no dia anterior, em Toledo, de onde também foram levadas 30 mil peças de vestuário.  No local, foi preso o investigado Tiago Barbosa.

Já em 29 de outubro, foi preso Mike Elias, em Poços de Caldas, logo após um roubo no município de Botelhos. Foi subtraída de uma fazenda uma carga de adubo avaliada em R$ 40 mil, além de 10 sacas de semente de milho. Também como desdobramento da investigação, o delegado informa que em Andradas, no último dia 20 de fevereiro, os policiais apreenderam mais de mil munições de diversos calibres para pistolas, revólveres, espingardas e fuzis.