Reiki é ampliado para mais três unidades básicas de saúde

Terapia alternativa é oferecida em 13 pontos de Poços

Desde o início de abril, a aplicação de Reiki passou a ser oferecida em Unidades Básicas de Saúde de Poços de Caldas.

Com a divulgação do projeto que é desenvolvido por voluntários, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, mais reikianos quiseram colaborar. O número de participantes já subiu de 12 para 16 e outros cinco estão em fase de assinatura do termo de voluntariado, para começar.

Com a ampliação no número de voluntários, o serviço passa a estar disponível em mais bairros: Bortolan, Caio Junqueira, Cascatinha, Centro, Country Club, Esperança II, Flores, Kennedy I, Nova Aurora, Santa Rosália, Quisissana, Vila Nova e Zona Rural.

“Se a pessoa é atendida em uma unidade que ainda não tem o Reiki, pode procurar a unidade mais próxima que ofereça o serviço e receber o atendimento”, afirmou a apoiadora da Atenção Básica, Elaine Cristina de Souza. Interessados em colaborar podem se inscrever pelo site www.reiki.conhecendo.com.br/voluntariado.

É necessário ser maior de 18 anos, ter realizado o curso presencial de Reiki Usui e ter disponibilidade para atender em Poços. A introdução do Reiki nas UBSs faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas (PICs).

O QUE É
Reiki é uma prática de imposição de mãos que visa a aproximação ou o toque sobre o corpo da pessoa com a finalidade de estimular os mecanismos naturais de recuperação da saúde.

Baseado na concepção vitalista de saúde e doença também presente em outros sistemas terapêuticos, considera a existência de uma energia universal canalizada que atua sobre o equilíbrio da energia vital com o propósito de harmonizar as condições gerais do corpo e da mente de forma integral.

A prática do Reiki leva em conta dimensões da consciência, do corpo e das emoções, ativa glândulas, órgãos, sistemas nervoso, cardíaco e imunológico. Auxilia no estresse, depressão e ansiedade.

Além disso, estudos já relatam os efeitos positivos sobre a dor crônica. Para ter acesso às sessões, é necessário procurar a unidade de saúde mais próxima de casa para se informar sobre os dias e horários.