Como se planejar para uma reforma

As arquitetas Lizia Santucci e Carolina Galhardo destacam a importância do planejamento

As arquitetas Carolina Galhardo e Lizia Santucci falam neste artigo sobre todo o planejamento que deve ser feito antes de se iniciar uma reforma.

Assim como em uma obra iniciada do zero, um dos pré-requisitos mais importantes de uma reforma é o planejamento. Como dissemos aqui anteriormente, o planejamento traz diversos benefícios na sua execução, no atendimento aos prazos assim como possíveis e grandes economias, baseadas no orçamento prévio da construção.

O primeiro passo para se ter uma reforma sob controle é buscar um arquiteto e/ou engenheiro civil e apresentar suas ideias, para que o profissional possa avaliar as possibilidades e definir o projeto. Algumas reformas podem ser mais complexas, sendo necessária a remoção de paredes, quando torna-se imprescindível o acompanhamento de um profissional, já que vigas e pilares de sustentação podem abalar a estrutura da edificação toda.

Se o plano for derrubar uma área estrutural, especialistas podem orientar sobre alternativas, como a criação de novos pilares. Com projeto em mãos, uma lista de materiais pode ser elaborada e orçamentos podem ser gerados, assim como a contratação dos demais profissionais necessários para a execução da obra. Lembrando que uma reforma conta com cinco etapas principais: remoções, alvenaria, elétrica e hidráulica, pintura e acabamentos.

Em casos de reformas em apartamentos, o síndico deverá ser informado sobre a extensão da obra e também os prazos. Geralmente condomínios possuem suas próprias regras em relação a horários em que podem ter profissionais trabalhando no apartamento, intervenções na planta e fachada.

O descumprimento dessas regras também podem acarretar em advertências, multa e paralisação da obra. Finalizada a reforma, é hora da limpeza pós-obra, para eliminar massa-corrida, rejuntes, respingos de tinta, adesivos de louças e cubas, limpar e aspirar o quadro de luz e os trilhos de portas e janelas e assim verificar se tudo ficou conforme o planejado, pois se há um momento para exigir que o serviço seja refeito, é agora. Seguindo essas dicas, você terá uma reforma sem surpresas e com o resultado desejado.

E não se esqueça: assim como as obras, reformas exigem autorização da prefeitura e dos conselhos de arquitetura (CAU) e/ou engenharia (CREA). Sem as licenças e documentações exigidas, o proprietário corre risco de ser denunciado, e podendo ser multado e ter sua reforma embargada. Mãos à obra!

* Carolina Galhardo e Lizia Santucci são arquitetas e urbanistas do Escritório Oca Arquitetura (rua Pernambuco, 789, Centro). E-mail: ls_arquitetura@hotmail.com