Qual o seu estilo na hora de decorar?

A arquiteta Lizia Santucci aborda sobre as várias opções disponíveis

A arquiteta Lizia Santucci aborda sobre os estilos preferidos de cada pessoa na hora de decorar um ambiente.

Os estilos são muitos: clássico, moderno, contemporâneo, rústico. Mas você sabe definir seu estilo na hora de decorar sua casa? Uma poltrona clássica, móveis em madeira de demolição ou objetos assinados por designers?

Identificar-nos com mais de um estilo é muito comum, até porque a decoração deve ser flexível e atender às necessidades e expectativas do cliente.

Cabe a nós, arquitetos e designers de interiores, orientar para que o projeto final consiga traduzir o que o cliente estava esperando! Apresentaremos aqui as principais características dos estilos clássico, rústico, moderno e contemporâneo. Marcado por traços elegantes, o estilo clássico traz luxo, requinte e formas bastante rebuscadas.

Os móveis, em madeiras nobres e raras, são ricos em detalhes entalhados e ornamentos. Além da madeira, mármores, cristais, tecidos pesados também são muito usados na decoração clássica. Nas paredes, molduras em gesso e muitos quadros. Também observamos o tom dourado pontuados em alguns elementos como molduras de quadros e pequenos adornos.

As cortinas em tecidos nobres e volumosos dão o toque final a esse refinado estilo. A arquitetura e a decoração rústica são cheias de materiais puros. A madeira, que remete a sensação de aconchego, é o material mais marcante desse estilo. Pedras, tijolos, vidros e o cimento queimado também são elementos muito presentes.

No caso dos tijolos, podemos observá-los revestindo paredes ou até mesmo pisos. São muitas as maneiras que esse material pode ser assentado, isso devido a sua grande variedade de tons e formatos. O vidro tem o papel de fazer a interação entre interior e exterior. Vasos de cerâmica, madeira de demolição, tecidos leves e cores terrosas fazem parte também da decoração rústica. Moderno ou contemporâneo?

Muitos ainda acham que esses dois estilos são um só, no entanto algumas características os diferem. O moderno reflete as tendências do movimento modernista da década de XX, em que a arquitetura passa a ter formas geométricas e orgânicas, e estas passam a seguir a função da obra. Os ambientes são simples e amplos: menos é mais. É marcado pela utilização de novos materiais: metal, concreto, vidro.

Minimalista, a decoração é feita com poucas peças, porém especiais e com assinatura de designers, que traz qualidade no desenho e nos materiais. Predominam as cores neutras e texturas. São pouco utilizadas. O contemporâneo tem a sua base no moderno, mas com alguns elementos a mais. A simplicidade continua: ambientes clean, versáteis e integrados. Porém as texturas passam a ser muito mais utilizadas, combinando diferentes materiais e cores.

As cores fortes também estão mais presentes em itens de decoração e móveis. No contemporâneo é comum a mistura de elementos de outros estilos. Como já dissemos, é comum misturar estilos na decoração, porém é importante que o resultado final tenha harmonia e transmita a personalidade de cada cliente. Por isso, consulte um arquiteto ou designer de interiores, pois esses são os profissionais mais indicados para te ajudar a alcançar o resultado desejado!

* Lizia Santucci é arquiteta e urbanista do Escritório Oca Arquitetura (rua Corrêa Netto, 874, Centro). E-mail: ls_arquitetura@hotmail.com