Projeto Escolha dá ao espectador autonomia para escolher o que assistir

Espetáculo foi levado a parques, praças e instituições de Poços

O Projeto Escolha surgiu em 2017, através das atrizes Larissa Garcia e Gabriela Severini, com o objetivo de levar para as praças centrais e dos bairros de Poços de Caldas, o espetáculo “Cardápio Cênico”, que dá ao espectador a possibilidade de escolher o que vai assistir.

O projeto circulou por praças, creches e instituições, como Praça do Xadrez, Praça Paulo Afonso Junqueira (Vila Cruz), Praça Tiradentes (Fonte Monjolinho), Praça Elisiário Junqueira (Fonte do Leãozinho durante horário da Feira de Artesanato), praça do Hospital Margarita Morales, CEI Municipal Cascatinha, CEI Caminho de Luz, Ação Beneficente Fonte de Vida Nova.

Para isso, antes da apresentação, era feito um cortejo com músicas próprias, feitas exclusivamente para o espetáculo, convidando as pessoas para assistir. Além disso, o grupo convidou escolas e instituições nos arredores das praças para comparecer, como a APAE, Casa do Caminho, E.M. Alvino Hosken, entre outros.

No início, as atrizes distribuíam “cardápios” com sinopses de todas as cenas e por votação, a plateia escolhia quatro, onde as mesmas, através de elementos cênicos (adereços de figurinos, acessórios de cena…) e sonoplastia executada por Johnny Hansk, interpretavam as cenas escolhidas.

O espetáculo dá ao espectador autonomia na escolha das cenas, conforme o seu gosto e com elementos lúdicos, traz a possibilidade de conhecer diversos autores. Durante agosto a outubro, o grupo apresentou o “Cardápio Cênico” como uma atividade lúdica e diferente para o público, em especial crianças, que se divertiam enquanto aprendiam, uma vez que as histórias traziam questões como união, bondade, empoderamento feminino, entre outras, através de uma linguagem simples e com um formato que aproximava atores e expectadores.

O projeto faz parte do Programa de Patrocínios DME e tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura e foi sucesso de público, atingindo mais de 500 pessoas com momentos emocionantes, como o encantamento no olhar de cada um, muitos abraços e fotos ao final do espetáculo, além de comentários sobre as histórias.