Prefeitura corta refeição de servidores e Sindserv pode ir à Justiça

Desde 2017, vários servidores, principalmente da saúde, que trabalham oito horas diárias, deixaram de receber as refeições que até então eram oferecidas diariamente pela Prefeitura. 

O corte aconteceu após decisão unilateral e sequer foi comunicado aos trabalhadores. As denúncias foram feitas ao Sindicato dos Servidores Públicos (Sindserv), que tenta reverter a situação junto à Prefeitura. Segundo Fabiana de Salles Gi-menes, secretária-geral do Sindserv, a queixa vem principalmente dos agentes de endemias.

“Recebemos várias denúncias de servidores reclamando que não estão recebendo mais o marmitex” diz. Segundo ela, por diversas vezes o Sindicato entrou em contato com a Secretaria de Administração, inclusive através de ofício e a justificativa para o corte é sempre a de que a lei contempla apenas algumas categorias.

“O Sindicato considera que os servidores que trabalham oito horas diárias devem ter o mesmo tratamento dos outros grupos que recebem a refeição. Além disso, não há legislação limitando a concessão deste benefício, por isso pedimos o restabelecimento do mesmo. Nós temos o exemplo dos agentes de endemias, que trabalham oito horas por dia e não estão recebendo o marmitex, porém são servidores que têm um trabalho bem difícil que é percorrer as ruas da cidade, entrar nas casas, terrenos baldios, muitas vezes sem um local de apoio para almoçar e que agora estão sem este benefício”, defende a visão do Sindicato.

PERDA DE BENEFÍCIO
A decisão da Prefeitura representa mais um benefício dos servidores que foi retirado. Segundo Fabiana, o caso vem acontecendo há alguns meses e, caso não se resolva, o Sindicato terá que ingressar com mais uma ação trabalhista contra a Administração Municipal.