Polivalente e UEMG/Poços são ocupadas por alunos

Unidade foram ocupadas por estudantes na sexta-feira

A Escola Estadual Arlindo Pereira (Polivalente), no Jardim Country Club, é a segunda unidade escolar de Poços a ser ocupada por estudantes. A escola amanheceu ocupada por alunos na manhã de sexta-feira, 21.

Na fachada do colégio, foram colocadas faixas e cartazes, como “Fora Temer”, “Mídia golpista” e desenhos alusivos ao luto dos ocupantes em relação à educação e ao tratamento dispensado a mulheres e negros. O movimento seguirá por prazo indeterminado.

A escola conta com 1.050 alunos, mas não se sabe ao certo a quantidade de estudantes que estão dentro do prédio. Nenhum funcionário ficou no local após a ocupação. Cinco estudantes se identificaram como responsáveis pela ocupação.

O Polivalente não conta com um grêmio estudantil. Ao contrário do que ocorreu no David Campista, os alunos do Polivalente chegaram a avisar colegas de que poderia ocorrer uma ocupação. Foi o que aconteceu. Na manhã de sexta-feira, eles chegaram na escola, pegaram as chaves e trancaram os portões.

Não houve resistência por parte de funcionários e o movimento ocorre de forma pacífica. A ocupação no Polivalente tem apoio de grupos estudantis da cidade, sindicatos da categoria, movimentos sociais e de advogados para eventuais assessoramentos jurídicos. Durante a ocupação, deverá ocorrer atividades culturais e aulas com professores solidários à causa. O protesto é motivado pela PEC 241 (limite de gastos públicos) e pela MP 746 (reforma do Ensino Médio).

UEMG
A terceira unidade local ocupada é o campus local da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Alunos foram convocados na noite desta sexta-feira, para uma assembleia  sobre os atos contrários à PEC 241, MP 746 e à Escola Sem Partido.

Foram votados ao término da reunião a paralisação das aulas para solidarização com as demais ocupações (David Campista e Polivalente); ocupação colaborativa; passeatas pelas ruas e recolhimento de assinaturas, sem ocupação e paralisação.

Por meio de votação, a grande maioria dos alunos decidiu que a melhor opção seria a ocupação, mas que as duas outras propostas seriam agregadas a essa principal. Cerca de 80 alunos participaram da ocupação iniciada na sexta-feira.