Você sabe o que é e o que faz um personal organizer?

Julianne Ribeiro explica como funciona o trabalho de quem deixa o nosso ambiente mais organizado

Julianne Ribeiro, personal organizer do “Arrumando a Casinha”, explica como funciona o trabalho de quem deixa o nosso ambiente mais organizado.

Em tradução livre do inglês, Personal Organizer é um Organizador Personalizado, também chamado Organizador Profissional. É alguém que domina técnicas para deixar um ambiente organizado de forma prática e eficiente, otimizando tempo e gastos desnecessários.

É um profissional capaz de transformar a vida da sua família e até melhorar relacionamentos por meio da organização dos seus espaços e móveis! Trata-se de uma profissão que surgiu nos Estados Unidos há mais de 30 anos. No Brasil, as primeiras profissionais surgiram por volta de 2010, quando ainda havia poucas opções de cursos de capacitação.

Hoje em dia, apesar de estar em fase de descoberta pela maioria da população, esse serviço está crescendo de forma rápida e ganhando cada vez mais espaço. Com o avanço das redes sociais, surgiram inúmeras organizadoras como a Priscila Sabóia, do Reorganize, Rafaela Oliveira, do Organize sem Frescuras, e Ingrid Lisboa, do Home Organizer, que começaram a divulgar seu trabalho e assim, popularizá-lo por meio de dicas e ‘faça você mesmo’.

Aliado a isso, o canal pa-go GNT lançou o programa Santa Ajuda, com Micaela Góes, o atrativo fez com que as pessoas descobrissem essa magia da organização. Mas o que muitos ainda não sabem é que não é preciso escrever uma carta para o programa para terem suas vidas transformadas. Já temos muitas profissionais altamente qualificadas para fazer esse trabalho personalizado, diretamente na sua casa!

Como funciona? O trabalho de um Personal Organizer começa com uma visita técnica à casa do cliente. É nesse momento que ele irá avaliar o espaço a ser organizado, estudar soluções e medir o tempo a ser gasto no projeto. Somente assim, será possível chegar a um orçamento.

A segunda fase consiste na organização em si com etapas que passam por seleção, desapego, categorização, entre outros procedimentos. A organizadora precisa entender a rotina da família e de quem faz a manutenção do espaço para poder criar soluções definitivas para cada item, por isso, o serviço é tão personalizado e valorizado!

A verdade é que um Personal Organizer faz muito mais do que dobras perfeitas ou guardar todos os acessórios de forma visível. Esse profissional é capaz de tirar toda a ‘tralha’ emocional que o cliente carrega! Por isso, esse trabalho precisa ser sempre feito por um profissional certificado e capaz de cumprir com eficácia o conceito Organizar x Arrumar.

Arrumar: é colocar as coisas no lugar, sem pensar numa forma lógica. Organizar: encontrar soluções práticas, funcionais e permanentes. Agora que você já sabe cada detalhe que tal pular de etapa e ter a sua casa e a sua vida mais prática? Ficarei muito feliz em conhecer e participar da sua história!

* Julianne Ribeiro é personal organizer do “Arrumando a Casinha”, presente nas plataformas Facebook, Instagram, blog e Youtube. Atende Poços de Caldas e região. E-mail: arrumandoacasinha@gmail.com