Pedrinho da Zona Sul está eleito após TRE deferir candidatura

Candidato estava indeferido e recebeu 1.342 votos

A primeira reviravolta após as eleições municipais de domingo aconteceu na quarta-feira, 5, quando o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deferiu o recurso impetrado pelo candidato a vereador Pedro Gonçalves Magalhães Junior, o Pedrinho da Zona Sul (PSDB).

Ele disputou a eleição na condição de candidato indeferido com recurso. Sétimo candidato mais votado em Poços de Caldas, Pedrinho obteve 1.342 votos, que não foram considerados válidos devido ao fato de que a Justiça Eleitoral ainda não havia apreciado o recurso. Agora, corre o prazo de três dias para outros interessados apresentarem recurso contra a decisão.

Depois disto, o sistema do TRE recalcula o número de votos de cada partido para refazer a redistribuição de vagas. Por isto, ainda não é possível garantir que Pedrinho ocuparia a vaga do PSDB, que no momento está com o vereador Marcos Tadeu Sala Sansão (PSDB), que recebeu 965 votos, ou até mesmo uma quinta cadeira. Desta maneira, é possível que Pedrinho fique até mesmo com a vaga de outro partido.

O indeferimento do registro de candidatura de Pedrinho ocorreu após um pedido judicial do PT, que queria saber se Pedrinho, por ser conselheiro municipal de saúde, se ausentou do cargo dentro do prazo estabelecido. Outra mudança que pode acontecer é com o candidato Claudiney Marques (PSB), que disputou o pleito na condição de indeferido e recebeu 991 votos. Caso a Justiça Eleitoral dê provimento ao seu recurso, ele é outra que pode assegurar uma vaga.

O PSB elegeu Mauro Ivan, com 631 votos. Pedrinho disputa uma eleição pela terceira vez. Antes, tentou vaga na Câmara Municipal em 2012 e na Assembleia Legislativa, em 2014.