Pau…tando | 31/03/17

Leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas

GAFE
O fato da Câmara Municipal não ter sido convidada para a audiência promovida pela Prefeitura para apresentação do plano plurianual do qua-driênio (PPA) de 2018-2021 provocou reclamações por parte dos vereadores. Para contornar o desconforto, foi preciso que o secretário de Planejamento, Tiago Cavelagna (DEM), ligasse para cada um dos vereadores para pedir desculpas pela falha.

MEGACYCLE
Informações extraoficiais dão conta de que a Poços não irá sediar a edição do Megacycle 2017 Porque a Prefeitura enviou ofício aos organizadores querendo receber R$ 20 mil para cessão do pátio de estacionamento do estádio municipal para abrigar o evento. Com isto, a organização optou por Campos do Jordão (SP), que já está confirmada como sede do evento. O Megacycle é um encontro de motociclistas que reúne milhares de pessoas durante os dias do evento.

MOÇÃO DE REPÚDIO
O vereador Pedro Magalhães (PSDB), apresentou na terça-feira, 28, na Câmara Municipal, uma moção de repúdio contra qualquer tentativa de anistia ao Caixa 2 no Congresso Nacional e ainda solicitou que a mesma chegue as mãos da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e do Senado. A anistia ao Caixa 2 é uma polêmica emenda debatida pelo Congresso Nacional para incluir no projeto de lei das 10 medidas contra a corrupção, que anistiaria os crimes de Caixa 2, considerada como um retrocesso contra a impunidade.

PÓRTICO
Com o Pórtico subutilizado desde quando foi implantado, o vereador Carlos Roberto de Oliveira Costa (PSC) sugeriu que o espaço possa ser utilizado para a Guarda Municipal como posto avançado para patrulhamento na Zona Oeste da cidade.

CEU
Após a Polícia Civil ter apresentado na segunda-feira, 27, o suspeito de furto qualificado no Centro Unificado das Artes e dos Esportes (CEU), ocorrido dia 11 de março, ocasião em que foram subtraídos diversos materiais do projeto social, a Prefeitura se apressou em reforçar a informação de que a unidade oferece diariamente diversas atividades gratuitas e abertas aos moradores, como forma de mostrar que o espaço está funcionando normalmente.

MULHERES NA POLÍTICA 1
O Brasil ocupa a 115ª posição no ranking mundial de presença feminina no Parlamento dentre os 138 países analisados pelo Projeto Mulheres Inspiradoras (PMI). com base no banco de dados primários do Banco Mundial (Bird) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Ranking de Presença Feminina no Parlamento 2017 foi divulgado ontem.

MULHERES NA POLÍTICA 2
O estudo indica que a participação de mulheres no Parlamento federal brasileiro cresceu 87% entre janeiro de 1990 e dezembro de 2016, passando de 5,3% para 9,9%, superando em 6% a média de crescimento mundial no período. A média mundial subiu de 12,7%, em 1990, para 23%, em 2016. Apesar desse resultado, o Brasil ficou na 97ª posição entre os países que mais elevaram a participação de mulheres no Parlamento.

MULHERES NA POLÍTICA 3
De acordo com o estudo, 121 dos 138 países têm alguma cláusula de gênero em sua Constituição ou algum tipo de cota para mulheres. O Brasil está entre eles e, mesmo assim, se situa atrás de nações em que o papel político feminino é bem reduzido, como o Afeganistão, que tem 28% de mulheres no Parlamento, contra 10% no Brasil.

MULHERES NA POLÍTICA 4
Para o cargo de vereador, na última eleição realizada em 2016, as mulheres somaram 153.314 candidatas em todo o país, contra 310.061 candidatos homens. Em números absolutos o destaque vai para São Paulo (27.037 candidatas) e Minas Gerais (24.458). Foram 7.824 mulheres eleitas vereadoras em todo o país, parcela equivalente a 14% do total.

MULHERES NA POLÍTICA 5
Aqui no maior Colégio Eleitoral do Sul de Minas, são apenas duas as mulheres eleitas que compõem o Legislativo Municipal integrado por 15 vereadores: a oposicionista Ciça (PT), que obteve 1.291 votos, sendo a 7ª mais votada, e a situacionista Lígia Podestá (DEM), eleita com 1.109 votos e a décima mais votada.