Pau…tando | 27/09/17

Leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas

POLÊMICA 1
Oito vereadores criaram ontem mais uma polêmica desnecessária na sessão ordinária da Câmara Municipal, quando apresentaram uma Moção de Repúdio ao Ministério da Cultura, ao Banco Santander, à Fundação Cultural Santander e aos organizadores da exposição “Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira”. A polêmica exposição, acusada de fazer apologia da pedofilia e da zoofilia, saiu de cartaz após inúmeras reclamações.

POLÊMICA 2
Como já aconteceu com a questão da identidade de gênero, que não estava na pauta do município, mas após ser criticada pelo vereador Ricardo Sabino (PSDB) em plenário, provocou vários debates acalorados, tanto nas redes sociais quanto na Câmara, agora a exposição, que estava em cartaz no Rio Grande do Sul, foi alvo da moção, aprovada por 12 votos a dois (Paulo Tadeu e Ciça Opípari foram contrários). Alguns vereadores, mesmo tendo votado a favor, deixaram claro o desconforto com o tema.

POLÊMICA 3
A motivação dos vereadores proponentes é até compreensível, pois ainda que seja arte, não se pode dizer que a as obras expostas sejam de bom gosto. O Ministério Público, inclusive, fez apenas esta ressalva. A grande questão que fica é que além de não ser um assunto da competência dos vereadores, já que a mostra nem de longe está cotada para acontecer em Poços, demonstra o nível de intolerância, especialmente religiosa, cada vez mais acentuado a partir desta legislatura em relação a assuntos que desagradam aos edis.

POLÊMICA 4
É por estas e outras que tem sido cada vez mais comum movimentos oriundos da sociedade civil em defesa da redução dos salários de vereadores, sob o pretexto não apenas de corte de despesas, mas também de desempenho legislativo aquém do esperado.

EX PARKING
Os vereadores Paulo Eustáquio (PMDB) e Joaquim Alves (PMDB) apresentaram convite a Nilton César Rizzetto Junior, coordenador geral da empresa EX Parking para comparecer à Câmara Municipal e esclarecer assuntos pertinentes à Zona Azul. Já a cidadã Angelita Muniz requereu o uso da tribuna popular da Câmara para expor sobre as notificações da empresa Ex Parking, como infração por avanço de semáforo.